sábado, 18 de julho de 2015
Memorial do Convento
José Saramago
Apesar de ter sido trazida da Áustria já há dois anos, especialmente para gerar o
sucessor ao trono de D. João V, rei de Portugal, a rainha D. Maria Ana Josefa parece não conseguir engravidar. Sendo o rei um símbolo de virilidade, ela é quem é considerada infértil e, consequentemente, a única culpada pelo fato de o rei ainda não ter tido herdeiros. Quando, ao cair da
noite, o rei se prepara para ir ao quarto da rainha para mais uma tentativa,
chega ao palácio D. Nuno da Cunha, bispo inquisidor, acompanhado de um
velho frade franciscano, Antônio de S. José, que propõe uma solução para o problema do rei. Diz o frade que a rainha
engravidaria assim que o rei prometesse construir um convento para os frades da
ordem dos franciscanos na vila de Mafra. Feita a promessa, o casal real vai finalmente
para o quarto.
Depois de consumado o ato sexual, rei e rainha dormem e sonham
cada um com seus próprios desejos, suas diferentes fantasias: ela sonha que tem um
encontro amoroso com seu cunhado, o Infante D. Francisco, enquanto o rei sonha
que seu pênis está se transformando em árvore e, logo em seguida, em colunas do
convento que ele prometera construir para os franciscanos.
Em tom irônico, o narrador revela suspeitas de que, antes mesmo da
promessa, talvez a rainha já estivesse grávida e que talvez o padre o já sabia disso. Em todo caso, se a concepção da rainha ocorresse, o fato seria visto
como mais um entre os vários milagres tradicionalmente relacionados à ordem de São Francisco. Diz-se, por exemplo, que um tal
frei Miguel da Anunciação, mesmo depois de morto, conservara seu corpo intacto durante
dias, atraindo, desde então, uma grande quantidade de devotos para sua igreja. Em outra ocasião, a imagem de Santo Antônio, que vigiava uma igreja franciscana,
locomovera-se até à janela, onde ladrões tentavam entrar, passando-lhes assim um
grande susto. E do convento de S. Francisco de Xabregas conta-se que, certa
vez, suas lâmpadas tinham sido roubadas, e logo depois foram encontradas,
como se por acaso, num mosteiro de jesuítas. A gravidez da rainha foi atribuída ao poder milagroso de Santo Antônio ou, segundo outros, à ameaça que um frade velho fizera contra a imagem
do santo, acusando o protetor de descuido.
Passado o "entrudo", como de
costume, durante a quaresma as ruas se encheram de gente que fazia cada um suas
penitências. Segundo a tradição, a quaresma era a única época em que as mulheres podiam percorrer
as igrejas sozinhas e assim gozar de uma rara liberdade que lhes permitia até mesmo de se encontrarem com seus amantes
secretos. Porém, D. Maria Ana não podia gozar dessas liberdades pois, além de ser rainha, agora se encontrava grávida. Assim, tendo ido para a cama cedo,
consolou-se em sonhar outra vez com D. Francisco, seu cunhado. Passada a
quaresma, todas as mulheres retornaram para a reclusão de suas casas.
Em contraste com os conflitos da família real está a história de Baltasar Mateus, um homem de 26 anos,
conhecido como "o Sete-Sóis". Baltasar dirige-se a Lisboa, caminhando pela estrada
real, depois de ter sido soldado e perdido a mão esquerda em uma batalha contra a Espanha,
para decidir a quem pertenceria o trono espanhol. Com um que lhe servia de mão e um espigão de ferro que funcionava como uma arma,
Baltasar pede esmola em Évora e, a caminho de Lisboa, mata um ladrão que havia tentado assaltá-lo. Não sabendo ainda se ficaria em Lisboa ou se
continuaria viagem em direção a Mafra, onde ainda viviam seus pais, Baltasar anda pelas
ruas da capital e conhece João Elvas, com quem, junto a outros mendigos, vai passar a noite
num "telheiro abandonado". Antes de dormir, cada um conta histórias de crimes que ocorreram na cidade, os
quais são comparados às mortes que alguns deles presenciaram na guerra.
Não somente por causa da gravidez de cinco meses, mas também por estar de luto pela morte de seu irmão, a rainha Maria Ana deixa de frequentar o grande auto-de-fé na praça do Rossio em Lisboa, evento muito popular,
que já há dois anos não ocorria. Ali seriam castigados pela Inquisição diversos casos de heresia.
Entre os condenados pelo Santo Ofício, um é focalizado com maior destaque. É Sebastiana Maria de Jesus, acusada de ser
feiticeira e cristã-nova. Sebastiana, durante alguns parágrafos, torna-se a narradora da história.
Sebastiana Maria de Jesus tem uma filha de 19 anos: Blimunda,
jovem de poderes sobrenaturais, que assiste à procissão ao lado do padre Bartolomeu Lourenço. Perto dela está um homem, Baltasar Mateus, o Sete-Sóis, a quem ela se dirige e cujo nome procura
saber. Voltando a sua casa, Blimunda leva consigo o padre e deixa a porta
aberta para que o recém-conhecido também possa entrar. Depois de o padre sair,
Blimunda convida Baltasar para que fique morando em sua casa, pelo menos até que ele tivesse que voltar a Mafra. No dia
seguinte, ao acordar, Blimunda, sem abrir os olhos, come um pedaço de pão e promete a Baltasar que nunca o olharia
"por dentro". Começa aqui a fiel e duradoura amizade entre os três personagens que se contrapõem aos personagens da família real, heróis da historiografia oficial. Inicia-se também a relação amorosa entre Baltasar e Blimunda, que ocupará o centro da narrativa.
Ao encontrar-se com o padre Bartolomeu Lourenço, que estava procurando usar sua influência no palácio para conseguir dinheiro. Baltasar fica
sabendo que o padre era conhecido como "o Voador", por ter criado uma
máquina a qual todos ridicularizam, chamando de "a
passarola". Baltasar aceita o convite do padre para ser seu ajudante no projeto
de construir a tal "máquina de voar", mas enquanto não chega o dinheiro para o material necessário, fica trabalhando em um açougue.
Enquanto isso, no palácio, para decepção do rei, a rainha dá à luz uma menina, Maria Xavier Francisca
Leonor Bárbara, que é batizada por sete bispos. Apesar de o frade Antônio de S. José já ter morrido quando do nascimento da criança, a promessa do rei de construir o convento
seria mantida.
Baltasar, que sempre dormia no lado
direito da enxerga, procura saber por que Blimunda sempre comia pão ao acordar, antes mesmo de abrir os
olhos. Ele já tinha tentado descobrir o mistério através do padre Bartolomeu Lourenço que, apesar de conhecer a verdadeira razão, não a quis revelar, dizendo apenas que voar
é um mistério pequeno se comparado de Blimunda.
Certa manhã, tentando desvendar esse mistério de uma vez por todas, Baltasar esconde
o pão de Blimunda que, ao acordar, começa a procurá-lo desesperadamente. Finalmente, depois
de receber o pão das mãos de Baltasar, Blimunda revela que tem o
poder de "olhar por dentro das pessoas", o que podia fazer somente quando
estava em jejum. No dia seguinte, para provar-lhe seu poder (ou infortúnio), Blimunda, ainda em jejum, sai à rua com Baltasar, evitando olhá-lo, já que antes tinha prometido não "olhá-lo por dentro". Dentre as coisas
que vê, Blimunda descreve a gravidez de uma
mulher, o que existe no subsolo, o órgão sexual de um jovem, apodrecido por doença venérea, e até mesmo uma moeda enterrada no chão.
Enquanto no palácio nascia D. Pedro, segundo filho da família real, e o rei viajava a Mafra para
escolher o lugar onde seria erguido o convento monumental, Baltasar e Blimunda mudam-se
para a abegoaria na quinta do duque de Aveiro, amigo do rei, em S. Sebastião da Pedreira. Além de proporcionar-lhe o lugar de trabalho, o
rei, que se interessara pelo projeto do padre como uma criança se interessa por um brinquedo novo, com
sua amizade e influência protegia o padre das garras da Inquisição que, caso viesse a saber dos projetos do
padre, teria motivos suficientes para acusá-lo de heresia.
Na quinta do duque de Aveiro, Padre
Bartolomeu, com a ajuda de Baltasar e Blimunda, prossegue na construção da passarola. Decide, então, partir à Holanda, onde dizem que os sábios conhecem os mistérios da alquimia e a natureza do éter, o único elemento que, segundo ele, estava
faltando para que sua invenção fosse concluída.
Baltasar e Blimunda, depois que o padre parte, decidem
mudar-se para Mafra, terra natal de Baltasar. Antes de partir, o casal decide
assistir, ao invés de mais um auto-de-fé que seria realizado na praça do Rossio, a uma outra festa popular, a
tourada. Assim como os autos-de-fé, as touradas sempre terminavam com um forte
cheiro de carne queimada, proveniente do churrasco realizado no final da. Ao
chegar à casa da família em Mafra, acompanhado de Blimunda, Baltasar é recebido por sua mãe, Marta Maria, já que João Francisco, seu pai, estava trabalhando no
campo. Baltasar fica sabendo que sua única irmã, Inês Antônia, estava casada com Álvaro "Pedreiro" Diogo. Dos dois
filhos desse casal, apenas um sobreviveria, sendo que o outro morreria ao
atingir a mesma idade em que o infante D. Pedro, filho de D. João V, também morreria, anos mais tarde.
Baltasar fala à família de suas intenções de ficar morando com a mulher em Mafra. A
família acolhe bem Blimunda, depois de se certificar de que ela não era judia ou cristã-nova, o que não era completamente verdade. O pai informa
ao filho recém-chegado de que abrira mão de suas terras na Vela, pois elas haviam
sido desapropriadas para a construção do convento, uma obra monumental que,
segundo acreditavam, traria muitos empregos para os moradores da região, especialmente para o cunhado de Baltasar,
que era pedreiro. Baltasar vai visitar as obras do convento e, ao retornar,
encontra Blimunda conversando com Maria Marta, de quem a jovem se tornaria
companheira e ajudante, enquanto Baltasar iria trabalhar com o pai no cultivo
de terras que não lhes pertenciam.
Encontrando-se o rei bastante enfermo, seu irmão aproveita as perspectivas que lhe são favoráveis e revela à rainha seu interesse em tornar-se seu marido
e o novo rei. O infante D. Francisco declara saber que é objeto dos sonhos da rainha, numa conversa
que seria a primeira entre tantas que finalmente acabariam por destruir o
desejo original que ela experimentara. Mesmo depois de recuperada a saúde do rei, seus antigos sonhos nunca teriam
aquele mesmo encanto de antigamente, já que ela tem plena consciência de que sua condição de mulher e rainha mudaria pouco, fosse
ela casada com um ou outro irmão.
Voltando da Holanda, onde estivera por três anos, o padre Bartolomeu Lourenço dirige-se à quinta de S. Sebastião da Pedreira, encontrando a albegoaria
abandonada. Algumas semanas depois, parte em direção a Coimbra, de onde conta retornar já "doutor em cânones". Antes, porém, decide visitar o casal amigo em Mafra,
onde, ao chegar, encontra um pároco, Francisco Gonçalves, que lhe oferece um quarto para ficar
hospedado. Em conversa com Blimunda e Baltasar, o padre Bartolomeu conta-lhes o
que descobrira na Holanda, ou seja, que ao contrário do que se pensa, o éter não é uma substância que possa ser encontrada pelas artes da
alquimia, mas que, antes de subir ao céu, o éter existe dentro das pessoas, pois nada
mais é do que a "vontade" de cada um. Assim, o padre pede a
Blimunda que olhe dentro das pessoas e encontre essa "vontade", que é como uma nuvem fechada. E que, cada vez que
percebesse a vontade de alguém escapando, que ela a capturasse usando um frasco contendo âmbar, que é a substância que atrai o éter.
Em Mafra, pela primeira vez Blimunda comunga conforme manda os
ensinamentos da igreja católica, ou seja, em jejum. Ao fazê-lo, vê na hóstia uma nuvem fechada, o que muito a
impressiona. Já tendo o padre ido para Coimbra há algum tempo, o casal decide partir de volta à quinta, assim que passassem as festividades
de inauguração dos alicerces do convento, cujas primeiras pedras seriam
colocadas pelas mãos do próprio rei.
Dias antes da inauguração dos alicerces, uma grande tempestade de
vento, comparável ao "sopro de Adamastor" _ derruba a igreja de
madeira construída especialmente para a cerimônia. Sabendo do acidente, o rei começa a distribuir moedas de ouro, e distribui
ainda mais quando os pedreiros voltam ao trabalho e reconstroem a igreja em
dois dias, de modo que o que era catástrofe passou a ser visto como milagre. No
primeiro dia de festividades, a inauguração foi feita em cerimônias restritas a poucos convidados e, no dia
seguinte, (ou seja, a 17 de novembro de 1717, seis anos depois de o rei ter
feito sua promessa), realizou-se uma grande festa pública.
De volta à quinta do Duque de Aveiro, Baltasar
desmonta a passarola que, abandonada, encontrava-se com a estrutura enferrujada
e os panos cheios de mofo. Pouco tempo depois chega o padre, que logo quer
saber quantas vontades Blimunda já recolhera. Ao ouvir que até então havia apenas trinta
"vontades" na garrafa, o padre lhe diz que eram necessárias pelo menos duas mil. Baltasar
continua trabalhando na "máquina de voar"
enquanto padre Bartolomeu vai constantemente a Coimbra, a fim de concluir seus
estudos. Quando volta definitivamente para Lisboa, o padre fica conhecendo o músico Domenico Scarlatti, napolitano de 35
anos, professor particular de música da infanta D.
Maria Bárbara que, a essas alturas, já tem nove anos de idade. O encontro dos
dois homens estimula uma discussão sobre o poder extraordinário da música e a essência da verdade, comparando-se finalmente
a música do italiano com a oratória do padre. Em outra ocasião, o padre e o compositor se encontram e
juntos vão à S. Sebastião da Pedreira, onde o padre revela seu
segredo ao músico e apresenta-lhe a "trindade
terrestre", composta por ele, o amigo e ajudante Baltasar e sua
companheira Blimunda.
Depois da partida do italiano que, tendo prometido que
voltaria trazendo seu cravo e o tocaria para o casal e para a passarola, o
padre Bartolomeu Lourenço começa a trabalhar em um sermão que estava preparando para a festa do
Corpo de Deus. Nesse sermão, que a princípio receberia a aprovação e até mesmo a admiração dos padres e censores do Santo Ofício, o padre questiona os fundamentos da
doutrina cristã da trindade divina.
Sabendo de uma epidemia de febre amarela que, trazida do
Brasil, se alastrava por Lisboa e já matara quatro mil pessoas em três meses, o padre Bartolomeu pede a Blimunda
que aproveite a ocasião para recolher as vontades que se desprendem do peito dos
moribundos. Blimunda faz o que o padre lhe pedira e, no final da epidemia,
consegue recolher as duas mil vontades necessárias para fazer voar a
"passarola". O casal acaba se tornando conhecido em Lisboa, por
sempre andar pela cidade sem medo da epidemia.
Depois de cumprida a tarefa, Blimunda fica doente e, durante
toda sua convalescença, o músico Scarlatti vai tocar-lhe cravo, o que contribui para a
restauração de sua saúde.
Estando as vontades recolhidas e a máquina de voar já pronta, nada falta para que o invento do
padre seja testado. Além disso, o rei já não pode fazer nada para que o Duque de
Aveiro lhes empreste a quinta onde trabalham. O padre, que andava receoso do
Santo Ofício, vai ao palácio se certificar da proteção e amizade do rei, mas volta aflito, pois
descobrira que o Santo Ofício já estava a sua procura. Assim, só lhe resta propor ao casal que os três terminem rapidamente o projeto e juntos
fujam na "máquina de voar". Assim, depois de retirarem
o telhado da abegoaria e colocarem tudo o que possuem dentro da máquina, deixando para trás apenas o cravo de Domenico Scarlatti, a
"passarola" enfim levanta voo. Scarlatti, que chegara à quinta a tempo de ver a máquina subir aos ares, senta-se ao cravo e
toca uma música, antes de lançar o instrumento ao fundo de um poço.
Depois de passarem despercebidos sobre a cidade de Lisboa, os
três sobrevoam a vila de Mafra, onde várias pessoas veem a máquina voadora, julgando ser uma aparição do Espírito Santo. Encontrando dificuldades para
controlar a máquina, finalmente a fazem aterrissar, graças à iniciativa de Blimunda de segurar junto a
seu peito as duas esferas contendo as "vontades".
No dia seguinte, o casal impede o padre, que se encontrava
aflito de emoção ou de medo, de atar fogo à máquina. Mas não podem impedir que ele parta sozinho mata
adentro, para nunca mais voltar. Blimunda e Baltasar escondem a máquina sob a ramagem e partem na mesma direção tomada pelo padre, até chegarem, depois de alguns dias, a Mafra,
onde uma procissão celebrava o milagre que o povo acreditava ter presenciado.
Ali, Baltasar, a exemplo de tantos outros moradores locais, começa a trabalhar nas obras do convento, cuja dimensão e quantidade de homens que emprega muito o
impressionam, apesar de achar o ritmo com que se desenvolve demasiado lento.
Chegam notícias do terremoto de Lisboa, que foi seguido de inaudita
tempestade. Apesar dos estragos causados por ambos os desastres,
implementaram-se os negócios de vários setores da sociedade e, em particular, da igreja, que frequentemente se aproveitava das catástrofes para alimentar a religiosidade popular.
Dois meses depois de terem chegado a Mafra, Baltasar decide
voltar ao Monte Junto, onde haviam deixado a máquina de voar. Ele a encontra no mesmo
lugar, mas necessitando de alguns reparos. A partir de então, ele faria visitas frequentes ao local, cuidando da manutenção da máquina, sempre com uma certa esperança de reencontrar o padre. Algum tempo
depois, Domenico Scarlatti chega a Mafra, onde fora visitar as obras do
convento, ficando hospedado na casa de um visconde. Ao se cruzarem na rua,
Blimunda e Scarlatti, tentando evitar as suspeitas dos moradores, que poderiam
achar estranho duas pessoas de níveis sociais tão diferentes se conhecerem, conversam às escondidas. O músico trazia a notícia da morte do padre Bartolomeu de Gusmão em Toledo, Espanha, para onde ele havia fugido
no dia 19 de novembro, o dia da tempestade em Lisboa. Em seguida, enquanto no palácio o rei medita sobre suas riquezas,
celebra-se em Mafra uma missa para um grande número de trabalhadores.
A construção do convento exige esforços colossais e causa muitas vítimas. Um dos eventos mais penosos foi o
transporte, da vila de Pêro Pinheiro até a vila de Mafra, de uma imensa pedra,
destinada a ser a laje de uma varanda sobre o pórtico da igreja. Seiscentos homens e um
grande número de bois foram utilizados na
empreitada, que durou oito dias, durante os quais não faltaram acidentes fatais. Um dos casos
mais dramáticos foi o do trabalhador Francisco
Marques, que acabou esmagado sob uma roda de um carro de bois.
Depois de quase quatro anos em Mafra,
Blimunda pela primeira vez pede a Baltasar para acompanhá-lo em uma de suas visitas periódicas ao Monte Junto. Depois de lá chegarem, resolvem passar a noite para
que, ao amanhecer, Blimunda, ainda em jejum, se certificasse de que as vontades
ainda estavam guardadas dentro de cada uma das duas esferas. Enquanto isso, na
residência real, D. João V manifesta seu desejo de construir uma
Basílica em Portugal como a de S. Pedro em
Roma. Para dar conta do projeto gigantesco, o rei chama o arquiteto alemão João Frederico Ludovice (ou Ludwig), que o
dissuade da ideia, com o argumento de que o rei não viveria o suficiente para ver a obra
concluída. Convencido, o rei decide então ampliar a dimensão do projeto do convento de Mafra, de modo
que, ao invés de 80, coubessem nele 300 frades, o que
muito agrada ao provincial dos franciscanos da Arrábida. O projeto é, sem dúvida, ambicioso demais para os recursos
do reino, o que se reflete em conversa, imaginada pelo narrador, entre o rei e
o almoxarife ou guarda-livros.
Finalmente, o rei decide que a sagração da basílica deveria ser realizada dois anos mais tarde,
no dia vinte e dois de outubro de 1730, quando ele completasse 41 anos,
estivesse ou não a obra concluída. Com a ampliação do projeto, tornara-se necessário que se recrutasse um grande número de trabalhadores, dentre os quais
muitos seriam levados a fazer o trabalho contra a própria vontade, o que causaria grande tristeza
a muitas famílias de toda a região. Simultaneamente, as famílias reais de Portugal e de Espanha logo se
preparariam, em 1729, para se unirem através de dois casamentos.
De fato, a "troca das princesas" uniria, em 1729, as
famílias reais de Portugal e Espanha, segundo um acordo que já havia sido concluído havia quatro anos. Mariana Vitória, da Espanha, de 11 anos, seria trazida a
Portugal para que se casasse com o infante D. Pedro, enquanto Maria Bárbara, de 17 anos, seria levada a Espanha
para unir-se a Fernando, dois anos mais novo que a noiva. Assim, uma comitiva
leva a família real até a fronteira dos dois países, sobre o rio Caia, em Elvas, passando
por Mafra. Na região de Mafra, os trabalhadores, que à força são levados às obras do convento, chamam a atenção da princesa e por um momento lhe despertam
compaixão. Além da coincidência entre o nascimento da princesa e a promessa do rei de
construir o convento de Mafra, no nível popular, duas outras histórias convergem. João Elvas, que conhecera Baltasar em Lisboa
logo depois da guerra, acompanha, junto a um grupo de pedintes, a comitiva à fronteira onde está situada sua cidade natal. Ao conversar com
um certo Julião Mau-Tempo, que menciona a enorme pedra transportada até Mafra, João Elvas lembra-se do ex-soldado, seu amigo
Baltasar, com quem o interlocutor havia trabalhado.
Em 1730, pouco mais de um ano depois da "troca das
princesas", a basílica do convento seria enfim consagrada, mesmo estando as
obras, tanto as da basílica como as do convento, ainda longe de serem concluídas. Várias estátuas de santos desfilam pelas ruas e são transportadas até o local onde seriam instaladas. Blimunda e
Baltasar resolvem ver as imagens dos santos Segundo acreditam, os santos
passariam a noite conversando pela última vez, antes de serem isolados em seus
nichos, na basílica.
Ao amanhecer, Baltasar decide ir sozinho
ao Monte Junto, verificar o estado da "passarola". Ao tentar fazer os
já costumeiros reparos na máquina, Baltasar tropeça e rasga os panos que cobriam as
esferas, de modo que quando os raios de sol as atingem, a máquina inesperadamente levanta voo. Blimunda vai procurá-lo no dia seguinte, ao mesmo tempo em
que romarias se dirigem à sagração da basílica, mas não encontra seu amado, apenas o espigão de ferro, que ela não hesita em usar quando um frade a tenta
violá-la.
Blimunda continua a procurar Baltasar durante nove anos,
perambulando por todas as partes do país. Sua jornada termina em Lisboa, em situação semelhante àquela em que conhecera Baltasar. Em 1739, em
um auto-de-fé na praça do Rossio, onze vítimas encontram-se a caminho da fogueira --
inclusive o dramaturgo Antônio José da Silva, "O Judeu". Estava lá também Baltasar, cujo vulto Blimunda vê. Quando Baltasar está para morrer, sua "vontade" se
desprende e é finalmente recolhida dentro do peito de sua amada Blimunda.
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