"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Funções da Linguagem


1. Função emotiva
Na função emotiva predominam enunciados que expressam, principalmente, a atitude de quem fala com relação àquilo de que fala. É a função na qual o próprio emissor coloca-se como foco de atenção da mensagem:

O sono está perdido. Sinto-me um pouco só. Acho que estou carente. Pego o telefone. Talvez seja bom falar com alguém. É muito tarde. Vou fazer um suco de amora. Colhi amoras do quintal da vizinha. Admito que ela é atraente. Acho que vou convidá-la para um cineminha. Devo acordar cedo, mas o sono não chega. Vou ler um pouco ou ouvir música. Mozart é relaxante...

2. Função conativa
Na função conativa predominam os enunciados que visam a atuar sobre o destinatário da mensagem. É a função que apresenta o receptor como foco de atenção. Um exemplo típico da linguagem conativa é o texto publicitário, no qual predomina a tentativa de persuasão:

Há quanto tempo você sonha com um carro importado?
Chegou a sua vez! Você que é moderno, dinâmico e empreendedor merece o melhor pelo menor preço.
Você vai se sentir elegante e seguro com a beleza e a tecnologia o Speed. Venha conhecê-lo no nosso show room.

3. Função referencial
Na função referencial predominam as mensagens centradas no referente ou contexto. É a função que apresenta o referente como foco de atenção. No texto informativo, jornalístico ou científico, predomina sempre a função referencial. Suas características são objetividade e clareza:

A II Guerra foi a guerra da sociedade industrial, no que ela tem de mais avançado e mais tenebroso. O computador, o avião a jato, o tecido sintético, o radar e o foguete balístico fora inventados ou desenvolvidos em função do conflito. O medo de que os nazistas chegassem lá primeiro levou os Estados Unidos a fabricar a bomba atômica, que seria jogada sobre Hiroshima e Nagasaki para encerrara guerra com o Japão.

4. Função metalinguística
Na função metalinguística predominam os enunciados em que o código se constitui objeto de descrição. É a função na qual o próprio código aparece em destaque. Ocorre metalinguagem quando um texto discute a linguagem, quando um filme revela implicações técnicas, artísticas ou pessoais do cinema ou do próprio filme, quando um poema se concentra na própria criação poética etc. Todo discurso acerca da língua, bem como as definições dos dicionários ou as regras gramaticais são exemplos típicos da função metalinguística:

Toda gente sabe que a língua é variável. Dois indivíduos da mesma geração e da mesma localidade, que falam precisamente o mesmo dialeto e frequentam os mesmos círculos sociais, nunca estão propriamente a par de seus hábitos linguísticos. Investigação minuciosa da fala revelaria inúmeras diferenças de detalhe na escolha do vocabulário, na estrutura das sentenças, na relativa frequência com que são usadas certas formas ou combinações de palavras, a pronúncia...

5. Função fática
Na função fática predominam mensagens que têm por objetivo principal iniciar uma conversa, atrair a atenção do receptor, verificar sua atenção, prolongar a comunicação, ou, até mesmo, interrompê-la:

Bom Dia! Como vai você?
Crianças! Atenção por favor!
Vocês estão prestando atenção?
Bem! Diante dos fatos, o que você me recomenda?
Por favor, pare de falar!

São exemplos típicos desta função a linguagem de cumprimentos ou saudações, as primeiras palavras de quem aborda um interlocutor, as tentativas de testar o nível de atenção dos nossos receptores, as primeiras palavras de quem atende ao telefone etc.

6. Função poética
Na função poética predominam os enunciados cuja mensagem se acha centrada em si mesma. É a função na qual a própria mensagem é colocada em destaque:

Amanheceu pela terra
um vento de estranha sombra,
que a tudo declarou guerra.

Paredes ficaram tortas,
animais enlouqueceram
e as plantas caíram mortas.

O pálido mar tão branco
levantava e desfazia
um verde-lívido flanco.

Das linhas claras da areia
fez o vento retorcidas,
rotas, miseráveis teias.

..........

(Cecília Meireles)


* É importante observar que a linguagem, enquanto meio de interação social, normalmente dá ensejo à coexistência de diversas funções numa mesma mensagem, pois elas estão constantemente se inter-relacionando e imbricando, embora, obviamente, haja a predominância de uma das funções, caracterizando, dessa forma, a comunicação.



Nenhum comentário: