"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 22 de fevereiro de 2009

AS DEZ MODAS CAIPIRAS MAIS CONHECIDAS

O Menino da Porteira”, de Teddy Vieira e Luizinho;

Cabocla Tereza”, de Raul Torres e João Pacífico;

Chico Mineiro”, de Tonico e Francisco Ribeiro;

Chico Mulato”, de Raul Torres e João Pacífico;

Canoeiro”, de Alocim e Zé Carneiro;

Boi Soberano”, de Carreirinho, Izaltino Gonçalves e Pedro Lopes de Oliveira;

Pagode em Brasília”, de Teddy Vieira e Lourival dos Santos;

Pingo d’água”, de Raul Torres e João Pacífico;

Mágoa de Boiadeiro”, de Nono Basílio e Índio Vago;

Ferreirinha”, de Carreirinho.



Trecho da letra de “O menino da porteira”

(...)
No caminho desta vida
Muito espinho eu encontrei,
Mas nenhum calou mais fundo
Do que isto que eu passei.
Na minha viagem de vorta
Quarqué coisa eu cismei,
Vendo a porteira fechada
O menino não avistei
Eu apiei do meu cavalo
Num ranchinho beira-chão
Vi uma muié chorando
Quis saber qual a razão:
“― Boiadeiro veio tarde
Veja a cruz no estradão,
Quem matou o meu filhinho
Foi um boi sem coração.”


Fonte: Dissertação de mestrado “Caipira: Tipo, Estereótipo, História e Música”, de autoria de Osvaldo Luís Barison

Assista ao vídeo em
http://www.youtube.com/watch?v=U-QO2TjiCYA

Nenhum comentário: