sábado, 4 de julho de 2015
Comentários sobre "A Divina Comédia"
A Divina Comédia
Dante
Alighieri
Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto seguinte, a terza
rima dá uma
impressão de
movimento ao poema. É como se
ele iniciasse um processo que não poderia mais parar. Através das descrições e comentários abaixo pode-se ter uma visão mais clara do efeito dinâmico da poesia: Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos,
que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a mais
que serve de introdução a
todo o poema. No total são 100
cantos. Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são
divididos em nove círculos
cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três
livros rimam no último
verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa 'estrelas'.
Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em
uma edição de
1555. A Divina Comédia exerceu
grande influência em
poetas, músicos,
pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo
e William Blake estão entre
os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino
Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.
Inferno: Quando Dante se encontra no meio da vida, ele
se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia
deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma
montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três
feras: um leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a
selva, Dante é surpreendido pelo espírito
de Virgílio - poeta da antiguidade
que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo. Virgílio
foi chamado por Beatriz, paixão da infância de Dante, que o viu em apuros e decidiu
ajudá-lo. Ela desceu do céu
e foi buscar Virgílio no Limbo. O caminho proposto por Virgílio
consiste em fazer uma viagem pelo centro da terra. Iniciando nos portais do inferno,
atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés
do monte do purgatório. Dali, Virgílio
guiaria Dante até as portas do céu.
Dante então decide seguir Virgílio
que o guia e protege por toda a longa jornada através
dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são
expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios
infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer.
Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno por um
caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim
voltar a ver o céu e as estrelas.
Purgatório:
Saindo do inferno, Dante e Virgílio se veem diante de uma altíssima
montanha: o Purgatório. A montanha é tão
alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar
o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório,
onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a
oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito. Depois de passar pelos
dois níveis do ante-purgatório,
os poetas atravessam um portal e iniciam sua nova odisseia,
desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete terraços,
cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais.
No último círculo do purgatório,
Dante se despede de Virgílio e segue acompanhado por um anjo que o leva
através de um fogo que separa o purgatório
do paraíso terrestre. Finalmente, às
margens do rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas águas
do rio para que possa prosseguir viagem e subir às
estrelas.
Paraíso:
O Paraíso de Dante é dividido
em duas partes: uma material e uma espiritual (onde não
há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico
de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio,
Vênus, Sol, Marte, Júpiter
e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu
cristalino e último círculo da matéria.
Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol
e Dante a acompanha até que ambos começam
a elevar-se, "transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários
céus do paraíso e encontra personagens como São
Tomás de Aquino e o imperador Justiniano. Chegando
ao céu de estrelas fixas, ele é
interrogado pelos santos sobre suas posições
filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório,
recebe permissão para prosseguir. No céu
cristalino Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão
para compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos
angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá,
ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade
de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o
Sol e as outras estrelas".
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