"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 19 de julho de 2009

A origem da cachaça e do forró

Diz-se que a cachaça é um produto genuinamente nacional e foi descoberta por mero acaso há uns 3 ou 4 séculos, numa época em que o açúcar era tão precioso quanto o petróleo é hoje.
O Brasil, como colônia de exploração, era um grande produtor de açúcar, contando com a produção nos grandes engenhos e pela mão-de-obra escrava. Para obter o açúcar era [e ainda é] preciso moer e cozinhar o caldo da cana, durante o cozimento o caldo deve ser mexido constantemente para que não “desande”. Durante a fabricação, muitos escravos interrompiam o serviço pela metade e iam para as senzalas no final do dia. Quando retornavam no dia seguinte, o caldo já havia fermentado, formando uma gororoba só, mesmo assim eles acendiam o fogo e retomavam o processo de fabricação, mexendo sem parar o caldo que sobrou no dia anterior com suas enormes colheres de madeira.
Ao atingir 70º C, o álcool, que havia se formado da fermentação do caldo da cana evaporava, se condensando no teto do engenho, e por fim pingava (daí o nome pinga) nas costas dos escravos, cortadas pelas chibatadas dos senhores de engenho, de onde veio o nome água ardente.
Com o passar dos tempos, os senhores descobriram que os escravos trabalhavam com mais vigor quando bebiam daquela bebida, e assim adotaram a técnica de deixar que eles bebessem um pouco de vez em quando.
Tempos depois, os próprios senhores de engenho começaram a saborear a bebida, e por fim começaram a oferecê-la como aperitivo aos convidados que visitavam a casa grande.
Já o termo forró, baile dançante, teve origem durante um período bem mais recente, na época da Segunda Guerra Mundial, quando o Exército Norte-Americano mantiveram uma base militar no estado do Rio Grande do Norte.
Havia as festas que os oficiais se reuniam com seus convidados e familiares, e apenas uma vez por mês, realizavam uma festa bem mais estilosa, convidavam músicos e animadores da redondeza, e divulgavam que era aberta para toda a comunidade, uma festa para todos, que traduzido para a língua inglesa se diz for all.
Como o povo tinha certa dificuldade para pronunciar a expressão em inglês, a expressão acabava sendo repetida muitas vezes apenas pela sua equivalência fonética, e o for all passava desta forma, a ser pronunciado forró.

Nenhum comentário: