"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 15 de agosto de 2009

Saci, curupira, boitatá... Os monstros genuinamente brasileiros


Nem todo mundo sabe, mas agosto é o mês do Folclore, que é comemorado, mais precisamente, no dia 22. A data muitas vezes passa batida, sem muita festa ou alarde, o que é lamentável.

Nós, fãs de filmes e livros de fantasia, adoramos citar monstros como trolls, orcs, pégasos e basiliscos, comuns em obras como 'O Senhor dos Anéis' e 'Harry Potter', mas desconhecemos as criaturas fantásticas de nossa própria cultura.

Em homenagem, então, aos medos e terrores nacionais, segue uma lista com alguns dos monstros mais populares da nossa terra – digo alguns, porque eles são inúmeros, e tão assustadores quanto seus "parentes" nórdicos e anglo-saxões.

ALEMOA

Monstro originário de Fernando de Noronha. Aparece como uma linda mulher loura e nua que atrai os homens e se transforma em um esqueleto!

ANHANGÁ

Para os índios, era um espírito maligno. Os jesuítas o comparavam ao demônio da religião cristã. É uma alma invisível, que, no entanto, aparece na forma de animais como pássaros, ratos, morcegos ou macacos, sendo distinguido por sua cor avermelhada e olhos de fogo.

ARRANCA-LÍNGUAS

Uma lenda natural do estado de Goiás. O arranca-línguas é parecido com um gorila, e seu alimento favorito é, naturalmente, as línguas de animais e até mesmo de homens. Ataca com socos, presas e garras.

BOITATÁ

Apesar do nome, o boitatá não é um boi ou um touro. Trata-se de uma gigantesca serpente de fogo, que tem olhos de brasa e cospe fogo. Alguns dizem que este monstro é agressivo e incontrolável, enquanto outros garantem que ele é um guardião, e só avança sobre aqueles que tentam queimar as florestas.

BOIÚNA

Assim como o boitatá, o boiúna é uma cobra negra e enorme, maior do que qualquer sucuri da floresta amazônica. Engole animais e pessoas inteiros.

BOTO

Mamífero das águas, o boto teria o poder de se transformar em um charmoso caboclo vestido de branco e ir às cidades flertar com belas mulheres. Nunca tira o seu chapéu, por causa do buraco em sua cabeça. O Boto não é uma criatura malvada, mas é considerada desagradável aos olhos dos ribeirinhos, por muitas vezes engravidar as moças e desaparecer para sempre.

CAIPORA

Monstro da mitologia tupi-guarani, o caipora tem a forma de um índio horroroso e peludo, que aparece montado em um porco do mato. É um guardião da floresta, que costuma atacar ferozmente se for agredido ou se a mata for danificada.

CURUPIRA

Tal qual o caipora, o curupira guarda a floresta, mas não é tão agressivo. É um anãozinho de pêlos vermelhos e pés virados para trás, o que o impede de ser rastreado. Se o viajante não queimar a mata, pode até receber presentes do curupira.

FLOR-DO-MATO

Nas lendas da Paraíba, a flor-do-mato é um caipora fêmea, mas sua aparência nada tem a ver com o anãozinho. Protege as matas e confunde os caçadores com assovios e sons de risos. Seu semblante é o de menina nua, com cabelos longos e lisos.

IARA

A iara é uma sereia tipicamente brasileira. Diferentemente da sua "irmã" grega, ela vive nos rios, e não no mar. Aparece ao homem como uma bela mulher, cujo canto enfeitiça! A vítima, uma vez sob seu poder, é carregada para o fundo do ribeiro, onde seu sangue é sugado. Costuma aparecer nas margens após o entardecer.

JURUPARI

O jurupari é uma importante criatura da mitologia indígena. Alguns o chamam de ‘Filho do Sol’, enquanto outros o comparam ao arcanjo Lúcifer, que caiu da luz para as trevas. A maioria das fontes, contudo, vê o jurupari como um espírito maligno, de sombras, que ataca as pessoas durante o sono.

LOBISOMEM

O lobisomem do folclore brasileiro segue a tradição clássica: é o sétimo filho homem de um mesmo casal. Aparece nas noites de lua cheia e ataca quem estiver em seu caminho.

MÃE DO OURO

Lenda popular no Mato Grosso, a mãe do ouro tem a aparência de uma esfera flamejante que guarda minas de ouro. Pode ser transformar, também, em uma mulher bonita.

MÃO PELADA

Temido principalmente em Pernambuco, o mão pelada é um animal com as mãos sem pêlos, que ataca os homens para beber seu sangue. Seu uivo é conhecido por espalhar pânico entre os seres da floresta. Sua mordida pode causar doenças.

MULA SEM CABEÇA

Apesar de ter um nome engraçado, a mula sem cabeça é descrita como um ser apavorante. Assemelha-se a uma mula negra com fogo no lugar da cabeça. Cospe labaredas.

NEGRO D’ ÁGUA

Mistura de homem da raça negra e anfíbio, essa terrível criatura é comum nas lendas do Centro-Oeste. Vive nos rios. Afoga os seres humanos e vira os barcos.

SACI-PERERÊ

Um dos mais famosos seres de nosso folclore, o saci é o que os europeus chamam de ‘duende’. Prega peças nas pessoas e desaparece em um redemoinho de vento ou de água. É possível capturá-lo nos rios com um recipiente.
.
Por Eduardo Spohr

2 comentários:

Juca disse...

amigo pesquisador, primeiro parabéns pela pesquisa... mas passei mesmo pra lhe lembrar que vc esqueceu um "monstro" nativo do estado do Piauí chamado cabeça-de-cuia. Um filho amaldiçoado pela mãe após seu assassinato com um corredor de boi que vaga pelas margens do rio em busca de marias-virgens para comer e assim desfazer a maldição.

juca
abraço.

Thonn_welling disse...

amigo, em breve lançarei um livro sobre folclore, uma ficção muito boa contando mais sobre nossa cultura. ate breve.