"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A LINGUAGEM DO VESTUÁRIO

Os postulantes aos cargos públicos, em Roma, vestiam-se de túnicas brancas, indício da pureza de suas intenções e, por isso, chamavam-se candidatos (de candidos-a-um).

A toga, como qualquer peça do vestuário, é uma informação indicial da função exercida pelo juiz e a cor negra sinaliza seriedade e compostura que devem caracterizá-lo.

Tem-se notado a frequência significativa de mulheres de preto em Machado de Assis, todas, ou quase todas, viúvas. Há mesmo um conto com o título: “A mulher de preto.” De novo, a cor preta está associada ao respeito e à seriedade. Mas há quem se pergunte: Machado estaria interessado na cor preta ou nas viúvas?

A cor vermelha representa, entre outros significados, a paixão. Se uma mulher, usando vestido vermelho, estiver numa festa (na noite) desacompanhada... Não tem erro!!! Está receptiva, isto é, propícia a um novo relacionamento, mesmo que seja para uma noite apenas.

2 comentários:

Paulo disse...

PARTE DO TEXTO ACIMA ESTA NO LIVRO LINGUAGEM JURIDICA DA PROFESSORA REGINA TOLEDO DAMIÃO.

Sara disse...

Que coisas interessantes que eu estava pensando apenas fazer algumas roupas para os meus filhos igualmente Eu também gostaria de fazer roupas para cães