"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dúvidas gramaticais

1ª) Os foras-da-lei OU os fora-da-lei?
O correto é os fora-da-lei.
Para os compostos formados com a preposição “de”, somente o primeiro elemento vai para o plural: pés-de-moleque, pães-de-ló, copos-de-leite, donas-de-casa, pores-do-sol…

O caso de fora-da-lei é que FORA é advérbio. Isso significa que é invariável (não faz plural), por isso fora-da-lei e fora-de-série não se flexionam: os fora-da-lei e os fora-de-série.

2ª) Corrimãos OU corrimões?
As duas formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários.
Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos.
No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em “-ão” é fazer plural em “-ões”. A forma corrimões foi consagrada pelo uso e pelo tempo, por isso já aparece registrada em nossos dicionários.

3ª) Guarda civil OU guarda-civil?
Guarda civil (sem hífen) é o grupo de guardas-civis, ou seja, de guardas que não são militares.
Guarda-civil (com hífen) é cada um dos guardas que formam a guarda civil.

4ª) Por que Grajaú tem acento?
As palavras oxítonas terminadas em “u” não recebem acento gráfico: Bangu, caju, bauru, urubu, Nova Iguaçu.
Grajaú tem acento pela regra do “u” e do “i”, que recebe acento agudo quando forma hiato com a vogal anterior: Gra-ja-ú, ba-ú, sa-ú-de, ga-ú-cho, vi-ú-va, sa-ú-va, con-te-ú-do, sa-í, sa-í-da, a-tra-í-da, pos-su-í-do…
Isso explica por que Pacaembu e Parati não têm acento, mas Anhangabaú e Icaraí recebem acento agudo.

5ª) Qual é o diminutivo de MÁ?
Se o diminutivo de BOA é boazinha, o de MÁ é mazinha (sem acento agudo).
A palavra MÁ tem acento gráfico pela regra dos monossílabos tônicos. Os terminados em a(s), e(s) e o(s) devem ser acentuados graficamente: pá, já, lá, má, fé, pé, mês, três, pó, pôs…
No diminutivo, há a mudança da sílaba tônica, por isso não há acento gráfico: mazinha.

6ª) A ponto de OU ao ponto de?
1) A ponto de deve ser usado com o sentido de “prestes, próximoa”: “Ele está a ponto de ser demitido”; “Ela esteve a ponto de se casar com o seu primo”.

2) Em ao ponto de, a palavra ponto pode significar “momento oulugar determinado”: “A água chegou ao ponto de ebulição”; “O atleta já chegou ao ponto da largada”.

7ª) Em torno de OU entorno?
1) Em torno de significa “em volta de ou aproximadamente”:“Houve muitas brigas em torno do estádio”; “Havia em torno de dez mil torcedores no estádio”.

2) Entorno é substantivo, significa “o que rodeia, arredor,cercania, vizinhança”: “As brigas foram no entorno do estádio”; “Os imigrantes viviam no entorno da cidade”.

8ª) Bispa OU episcopisa?
Nos primórdios do cristianismo, mulher que exercia funções sacerdotais era chamada de episcopisa. Seria a forma feminina de bispo.
Episcopado é corporação de bispos.Hoje em dia, no catolicismo, bispo é função exclusiva para homens; mas, em outras igrejas, mulher pode ser bispo e a forma BISPA, ainda sem registro em nossos dicionários, vem sendo consagrada pelo uso.
Nada impede que, num futuro breve, a forma BISPA apareça registrada em nossos dicionários.

9ª) Demais OU de mais?
1) DEMAIS significa “excesso, muito, demasiadamente ou orestante”: “Ela trabalha demais”; “Comeu demais”; “Os demais podem voltar para casa”.

2) DE MAIS equivale a “a mais”, opõe-se a “de menos”: “Recebeudinheiro de mais (= a mais)”; “Não tem nada de mais (nada de menos)”.

Nenhum comentário: