O drama traz a história de Mark Thackeray, engenheiro desempregado que vai lecionar em uma escola no bairro operário de East End em Londres. Lá, o professor depara-se com uma classe pouco interessada em aprender, mas muito disposta a 'destruir' tudo, inclusive o professor novato. Este, porém, não se intimida – pelo contrário – e 'enfrenta' os alunos, mostrando-lhes a importância da vida e das responsabilidades e os tratando como jovens adultos que são. Dessa forma, o professor faz os alunos entenderem os significados das palavras respeito e responsabilidade.
Além disso, a trama mostra como a relação professor-aluno é essencial. Como por meio de medidas diferentes das usuais pode-se mudar uma realidade, em princípio, “perdida”. Talvez seja essa a mensagem principal do filme: por que não fazer diferente e acreditar no potencial de vida que existe em cada um dos alunos? Por que não mudar, respeitando, claro, as regras de ética e respeito mútuo?
Querem saber como termina o filme? O professor Mark Thackeray recebe um convite para voltar à engenharia. Se ele aceita? Melhor manter o suspense: vale a pena alugar o filme e (re)ver a história.
Um belo filme que serve, também, como base para nossas reflexões sobre o que é ensinar (e as responsabilidades que essa tarefa agrega) e também sobre nossas práticas sejam como alunos ou professores.
TO SIR WITH LOVE (filme). James Clavell. 1994. 105 min. son. color
Nenhum comentário:
Postar um comentário