"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dicas de Português

ESTE ou ESSE?

Quando o assunto é a língua portuguesa, eu concordo que sempre existirão dúvidas. Tenho percebido em vários usuários que, diante da construção de uma frase, não sabem se devem usar este ou esse. Vamos a uma explicação rápida e objetiva:

Este // esta: Usado nos casos em que a pessoa ou coisa está próxima de quem fala.
Exemplos: Esta moça é minha namorada; este carro é meu meio de transporte.

Também são usados quando nos referirmos a um lugar onde alguém está.
Exemplos: Este hotel pertenceu à família de uma amiga; esta piscina precisa ser reformada.

Indicam, ainda, um período de tempo que ainda não terminou.
Exemplos: Este mês estaremos em Lisboa; esta semana começo em um novo emprego.

Pode-se usar o este ou esta para, numa oração, identificar o termo mais próximo.
Exemplos: Joana e Cláudia estavam no mesmo avião; esta (Cláudia), porém, desceria em Havana.

Esse //essa: Usado nos casos em que a pessoa ou coisa está afastada de quem fala.
Exemplos: Preciso que você me empreste esse livro; cuidado, essa cadeira está quebrada.

Esse ou essa pode ser usado para designar alguma coisa que já passou.
Exemplo: Esse mês (que passou) foi o pior para o comércio.


***
Fiquem atentos, também, para o uso do aquele, tal, isto, isso e aquilo.

Nenhum comentário: