"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 5 de outubro de 2008

Grafite é arte?

A Prefeitura de São Paulo vai pedir aos grafiteiros da cidade que façam uma relação dos painéis que devem ser protegidos, para que não corram o risco de serem apagados por engano. Além disso, a prefeitura pretende mapear os grafites que estão deteriorados e providenciar a restauração. A idéia surgiu depois que um painel de 700m² pintado pela dupla de grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gemeos) foi apagado por uma empresa terceirizada que prestava serviço para a prefeitura.
A proposta divide opiniões. Para Gustavo Pandolfo, as grafitagens mais importantes já foram apagadas e a restauração permanente das obras depende de apoio da prefeitura ou de um patrocinador, pois fica oneroso para o artista arcar com os custos sozinho.
O grafiteiro Binho Ribeiro propõe que seja estabelecida uma política pública sobre arte de rua em São Paulo e que haja áreas destinadas à pintura de grafite. Ele sugere também a criação de uma curadoria na prefeitura para projetos de intervenção urbana.

http://www.jornaldedebates.ig.com.br/

Nenhum comentário: