"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 27 de dezembro de 2015

Termos da oração

A. TERMOS ESSENCIAIS
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. O sujeito é o ser sobre o qual se afirma algo. O predicado é tudo aquilo que se declara do sujeito. Exemplo:

  João    gostaria de estudar medicina
    ↓                            ↓
sujeito                predicado

É importante esclarecer que o sujeito e o predicado nem sempre são expressos da maneira como vimos na oração anterior. Observe o exemplo abaixo:

No Sul do país, a produção de vinhos finos tem crescido nos últimos anos.

O sujeito (a produção de vinhos finos) é introduzido depois do adjunto adverbial de lugar (no Sul do país), que é parte integrante do predicado. Assim, o predicado é “No Sul do país”, tem crescido nos últimos anos.

B. TERMOS INTEGRANTES
Os termos integrantes da oração são aqueles que completam a significação de verbos e nomes transitivos. Por essa razão, são indispensáveis à compreensão da mensagem.
Os termos integrantes são os complementos verbais, o complemento nominal e o agente da passiva.

C. TERMOS ACESSÓRIOS
Termos acessórios da oração são aqueles que se juntam a um nome ou a um verbo para acrescentar uma informação nova ao enunciado. Embora acrescentem um dado novo à mensagem, não são termos indispensáveis para o entendimento da oração. São três os termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.
                               
Vocativo
É um elemento da oração usado para chamar ou interpelar alguém ou algo.

Ó Deus, quanta miséria neste mundo!
Maria, leve um cafezinho para o Dr. Prado.
Verdes mares bravios, levai-me para o outro canto do mundo!

O vocativo pode vir precedido de interjeição e é sempre seguido de uma pausa. Na modalidade escrita é isolado por vírgula ou seguido de ponto de exclamação. Exemplos:

A política, meu amigos, é a arte da conciliação.
Meus Deus! O que faremos agora?
Até quando nos perseguirão, ó insensatos!


NOTA
O vocativo apresenta uma função autônoma na oração, pois não pertence ao sujeito nem ao predicado. Não deve ser classificado como um termo acessório, visto que não tem relação alguma com os demais termos da frase.


.
.

.

Nenhum comentário: