"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 26 de dezembro de 2015

Interjeição

É uma palavra invariável, geralmente um grito instintivo, com a qual se exprimem emoções súbitas, isto é, sentimentos de alegria, de dor, de admiração e irritação, de aprovação, de surpresa, de alívio etc.
A interjeição geralmente inicia a oração, mas não tem com ela nenhuma relação gramatical. É importante notar que o significado da interjeição depende do contexto no qual é usada e da entonação empregada. Muitas vezes, a mesma interjeição expressa sentimentos diversos. Na linguagem escrita, a interjeição vem normalmente acompanhada do ponto de exclamação.

Classificação das interjeições:
de advertência: Cuidado!, Atenção!, Olha!, Devagar!, Calma!
de alegria: Ah!, Oh!, Oba!, Opa!, Olé!
de alívio: Ah!, Ufa!, Arre!
de animação: Avante!, Força!, Coragem!, Vamos!
de apelo ou chamamento: Ó!, Olá!, Hei!, Psiu!, Socorro!
de aplauso: Bis!, Bravo!, Bem!, Viva!
de aversão: Chi!, Ih!, Credo!
de desejo: Oh!, Oxalá!, Tomara!
de dor: Ai!, Ui!
de espanto ou surpresa: Ah!, Chi!, Ih!, Puxa!
de impaciência: Irra!, Puxa!, Hum!
de invocação: Alô!, Olá!, Ô!, Psiu!
de saudação: Salve!, Adeus!
de silêncio: Psiu!, Silêncio!
de terror: Ui!, Uh!, Credo!, Cruzes!

Locução interjetiva
É um grupo de palavras com valor de interjeição:
Ora bolas!
Puxa vida!
Meu Deus!
Que horror!
Minha nossa!
Macacos me mordam!
Quem me dera!
etc.



.

Nenhum comentário: