"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 1 de agosto de 2015

Frase, oração e período


1. Frase
Frase é a unidade mínima do discurso. É um enunciado que contém uma ou várias palavras que formam sentido completo. Observe que a frase pode ou não conter uma forma verbal. Exemplos:

Silêncio!
Chega de conversa!
Muito obrigado!
Eles moram em Campinas.

Na linguagem oral, a frase é sempre marcada pela entonação. Na linguagem escrita, a entonação é substituída pelos diversos sinais de pontuação.


2. Oração
Oração é a frase que se constitui de sujeito e predicado, ou só de predicado.

O calor está insuportável.
     ↓                 ↓
Sujeito       predicado

Chove forte.
       ↓
Predicado 


3. Período
Período é a frase constituída de uma ou mais orações. O período pode ser simples (formado por uma só oração) ou composto (formado por duas ou mais orações). O período pode ser composto por coordenação e por subordinação. É composto por coordenação quando as orações que se sucedem são independentes. É composto por subordinação quando há uma oração principal, à qual se subordinam outras orações.
Há também o período formado por orações coordenadas e subordinadas. Exemplos:

Aurélia chegou de viagem. (período simples)
As nossas encomendas chegaram, mas não foram liberadas pela alfândega. (período composto por coordenação)

Todos notaram que os Alencar não estavam se sentindo à vontade, porém nada fizeram para amenizar a situação. (período composto por coordenação e subordinação)

O período termina sempre por uma pausa conclusiva que recebe, na linguagem escrita, um sinal de pontuação: ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências e, em certos casos, dois pontos.

NOTA
A oração que constitui o período simples é chamada de oração absoluta.

.
.

.

Nenhum comentário: