Nesta disciplina temos como objetivo propiciar situações de estudos, leituras e pesquisas que possibilitem ao aluno capacitar-se para lidar com os conceitos, as funções, a constituição, a classificação, os caracteres, os gêneros das obras literárias e tornar-se apto a prosseguir estudos e pesquisas no campo literário.
Apresentando um conteúdo programático desmembrado em três partes, propomos o estudo da teoria da narrativa, da lírica e do drama, de forma a abranger todos os seus respectivos desdobramentos destas e a contemplar: os elementos estruturais da narrativa, as formas de narratividade, e com fartos exemplos de análise de textos narrativos; os elementos estruturais do poema, as formas e exemplos de liricidade; os elementos estruturais do drama e as formas de dramaticidade.
No desenvolvimento dos conteúdos, quanto aos procedimentos e técnicas de ensino, pretendemos atuar com: aulas expositivas, leituras e estudos dirigidos de textos, análise e interpretação de textos em equipes, exibição de filmes e apresentação de publicações pertinentes, pesquisas e seminários. Para consolidação dos conhecimentos transmitidos, os critérios de avaliação adotados serão: avaliações escritas, interações nos estudos e atividades grupais, elaboração de resumos e análises literárias.
.
.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da literatura. 2.ed. Coimbra: Almedina, 1969.
ARISTOTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra de Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.
D´ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: Prolegômenos e teoria da narrativa. 2.ed. São Paulo: Ática, 2004.
_____. Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. 1.ed. São Paulo: Ática, 2003.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário