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Nesta disciplina, o objetivo será oferecer ao estudante de Pedagogia uma oportunidade de reflexão sobre a dimensão histórica do fenômeno educativo — sua finalidade, seus conteúdos, sua organização — para que possa melhor compreender a educação atual e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional mais voltado para a realização humana.
Para tanto, procuraremos ressaltar os conceitos de educação, sociedade e escolarização, as características da educação na Antiguidade, o panorama dos sistemas escolares na Europa na Idade Média, o surgimento da Escola Moderna e dos Sistemas Escolares Estatais, mas com o enfoque voltado para a educação no Brasil Colônia e Império, situando os tópicos aos pontos de vista extraídos de autores das determinadas épocas, com o objetivo de estimular a reflexão e a discussão tão necessárias a nossa história educacional.
Para avaliarmos a aprendizagem, nossa proposta é a de adotarmos critérios como a prática de elaboração de pesquisas e resumos para discussão dos assuntos estudados; fichamentos dos principais temas abordados; com a interação através de atividades e nas avaliações formais [verificações de aprendizagem] e informais [participação e dedicação nas atividades].
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia. 3a. ed., São Paulo: Moderna, 2006.
FREIRE, Paulo. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1997.
LOPES, Eliane. T.; GALVÃO, Ana Maria. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Mônaco. 12ª. ed., São Paulo: Cortez, 2006.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação. 7ª. ed., São Paulo: Ática, 2006.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira e Organização Escolar. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 1995.
SPEDO, H. M. L. História da Educação no Brasil e Leituras. São Paulo: Tonsom, 2003.
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