"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gírias americanas no Twitter: um mapa para todo mundo ver


Hi, everyone!

Já reparou como vocabulário e gíria mudam aqui no Brasil, dependendo de onde você está, não? (entre RJ e SP, que nem são tão distantes um do outro, já tem muita diferença)

É claro que com inglês é a mesma coisa. Pensando nisso, David Bamman - um pesquisador da área de computação aplicada à linguística em Boston - desenvolveu um trabalho super interessante: no site Lexicalist, ele mostra um levantamento das gírias usadas por residentes dos EUA no Twitter, e como o uso se distribui por estado.

Veja como o próprio David explicou o que ele fez em um email:

I'm analyzing people's posts on Twitter and inducing demographics from it (including geography, age and gender), which I then plot on a map. This lets you see where certain vocabulary words are used in the US more than others.

Ele citou os exemplos de hella (= "hell of a", "hell of a lot" = really, totally, a lot), que é super popular na California, e bruh (= brother), muito popular nos estados do sul.

Você pode fazer uma busca por uma gíria qualquer e ver o que dá, claro. Por exemplo, vamos buscar o termo "wassup" (= What's up? E aí?)

  1. Acesse o site Lexicalist
  2. Insira wassup na caixinha de busca e clique "search keyword"
  3. O parágrafo inicial diz que o uso de wassup hoje está 10% maior do que há um mês
  4. Veja no mapa a região mais clara: ali é onde wassup é mais usado, ao contrário do "meião" do país.
  5. Clique no mapa para ver o breakdown por estado (a distribuição do total por estado).

Outra coisinha legal que você pode olhar: compare o bruh alí de cima com bro (os dois são gíria para brother, que por sua vez também é usado como gíria).

Eu, pessoalmente, achei a ideia super interessante e sei que muita gente vai gostar. Apesar do twitter não representar a população em geral, o trabalho do David dá uma boa ideia do que está em uso em diferentes locais dos Estados Unidos.

Se eu fosse visitar algum estado americano agora, com certeza ia tentar achar as gírias mais usadas por lá (eu sugeri a ele que fizesse um ranking das gírias mais populares por estado... quem sabe ele faça?)

Alguma sugestão? Como essas informações podem ser interessantes para quem aprende inglês?

Fonte: http://www.inglesonline.com.br/

.

Nenhum comentário: