Disciplinas envolvidas: Inglês, Português, História, Geografia e Arte
Justificativa:
O aluno aprende com mais facilidade tudo o que lhe é significativo. O futebol é um esporte popular e o Brasil tem uma história de sucesso na Copa do Mundo por ser o país com o maior número de títulos. Esse projeto é uma oportunidade de os alunos obterem mais informações sobre esse esporte, ao mesmo tempo que ampliam seus conhecimentos da língua inglesa.
Objetivos:
– Identificar os diversos países participantes pela bandeira.
– Conhecer diferentes aspectos geográficos dos países participantes.
– Reconhecer esse evento esportivo como fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes dos povos.
– Reconhecer as palavras de origem inglesa que usamos nesse esporte.
– Pesquisar quais são os países participantes da Copa de 2010. (1º ao 9º ano)
– Localizar os países participantes no mapa-múndi. (1º ao 9º ano)
– Elaborar um quadro, para pendurar na classe, com a tabela dos jogos do Brasil para os alunos colocarem os resultados das partidas, dia a dia, ou a critério do professor. Eles devem pôr o nome dos países em inglês e podem ilustrar com as bandeiras. (1º ao 9º ano)
– Pesquisar quais países já sediaram a Copa do Mundo. (1º ao 9º ano)
– Elaborar um cartaz com os mascotes das copas anteriores, destacando o escolhido para esta de 2010. (1º ao 9º ano)
– Pesquisar informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial etc. (2º ao 9º ano)
– Relacionar palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as palavras inglesas que deram origem a elas. (3º ao 9º ano)
– Fazer uma pesquisa em grupo sobre futebol: origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), jogadores de destaque que ficaram na história do esporte. (4º ao 9º ano)
– Elaborar textos com curiosidades dos países participantes. (6º ao 9º ano)
Conteúdos atitudinais:
– Reconhecer e respeitar a diversidade cultural.
– Reconhecer a importância da integração cultural promovida pela globalização.
– Incentivar valores como o respeito e a cooperação.
– Promover a integração dos colegas de sala através de trabalho em grupo.
– Reconhecer as competições esportivas como uma oportunidade de confraternização.
Aspectos a serem avaliados:
– Interesse e participação durante a execução das atividades propostas.
– Apresentação das pesquisas e o trabalho escrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário