"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 25 de março de 2010

Projeto pedagógico: World Cup 2010


The 19th FIFA World Cup will take place between June 11th and July 11th , 2010 in South Africa. This will be the first time that a World Cup Soccer tournament has been hosted by an African nation. Thirty-two teams from across the globe make up the field for the 2010 FIFA World Cup finals. Six continents are represented, and all of the six past winners will take part, including the host country.


Disciplinas envolvidas: Inglês, Português, História, Geografia e Arte


Público-alvo: alunos de 1º. ao 9º. ano

Professores responsáveis: (nome dos professores)

Justificativa:

O aluno aprende com mais facilidade tudo o que lhe é significativo. O futebol é um esporte popular e o Brasil tem uma história de sucesso na Copa do Mundo por ser o país com o maior número de títulos. Esse projeto é uma oportunidade de os alunos obterem mais informações sobre esse esporte, ao mesmo tempo que ampliam seus conhecimentos da língua inglesa.


Objetivos:

– Identificar os diversos países participantes pela bandeira.

– Conhecer diferentes aspectos geográficos dos países participantes.

– Reconhecer esse evento esportivo como fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes dos povos.

– Reconhecer as palavras de origem inglesa que usamos nesse esporte.


Conteúdos procedimentais:

– Pesquisar quais são os países participantes da Copa de 2010. (1º ao 9º ano)

– Localizar os países participantes no mapa-múndi. (1º ao 9º ano)

– Elaborar um quadro, para pendurar na classe, com a tabela dos jogos do Brasil para os alunos colocarem os resultados das partidas, dia a dia, ou a critério do professor. Eles devem pôr o nome dos países em inglês e podem ilustrar com as bandeiras. (1º ao 9º ano)

– Pesquisar quais países já sediaram a Copa do Mundo. (1º ao 9º ano)

– Elaborar um cartaz com os mascotes das copas anteriores, destacando o escolhido para esta de 2010. (1º ao 9º ano)

– Pesquisar informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial etc. (2º ao 9º ano)

– Relacionar palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as palavras inglesas que deram origem a elas. (3º ao 9º ano)

– Fazer uma pesquisa em grupo sobre futebol: origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), jogadores de destaque que ficaram na história do esporte. (4º ao 9º ano)

– Elaborar textos com curiosidades dos países participantes. (6º ao 9º ano)


Conteúdos atitudinais:

– Reconhecer e respeitar a diversidade cultural.

– Reconhecer a importância da integração cultural promovida pela globalização.

– Incentivar valores como o respeito e a cooperação.

– Promover a integração dos colegas de sala através de trabalho em grupo.

– Reconhecer as competições esportivas como uma oportunidade de confraternização.


Aspectos a serem avaliados:

– Interesse e participação durante a execução das atividades propostas.

– Apresentação das pesquisas e o trabalho escrito.


Para mais detalhes:






Nenhum comentário: