"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 27 de março de 2010

LITERATURA PORTUGUESA

Nossa intenção é a de ministrar aulas envolventes e que sejam acessíveis aos alunos de graduação do curso de letras que, como sabemos, vêm de estruturas sócio-culturais diversificadas, além de expor conceitos que pude adquirir em minha formação acadêmica e que acredito sejam úteis na constituição do saber literário. Procuraremos mostrar um panorama geral da literatura lusa, baseados em conceitos de estética e preocupados com a realidade e a recriação desta.

No desenrolar do curso, buscaremos a apropriação do universo português pela consciência de seus escritores e sua infindável beleza das obras que compõem o conjunto literário da nação deste os tempos primórdios até a contemporaneidade.

Ao mostrarmos um Portugal que se firma como a terra da saudade, o país do bom vinho, o jardim da Europa a beira-mar cultivado, a nação do colonizador miscigenante, mostraremos também a pátria de Camões e de Fernando Pessoa, e o grande número de escritores atuantes no hiato deixado por estes dois gênios da literatura ocidental. Outro tópico a ser escolhido como fruto de nossos estudos será a inadjetivável fluidez contida na prosa contemporânea de José Saramago.

Folheando desde as páginas da literatura palaciana, navegaremos pelo Classicismo de Camões, com afinco nos dedicaremos aos movimentos do Romantismo, do Realismo e do Simbolismo. Nas publicações modernistas desfrutaremos da genialidade de Fernando Pessoa e, já detentores de boa formação literária, estaremos preparados para os textos produzidos no último século, com destaque para a época da Revolução dos Cravos e para a literatura socializante de José Saramago.

.

.

Bibliografia básica

AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 2005.

AMADO, José Carlos. História de Portugal, 4ª ed. Lisboa: Editorial Verbo, 1986, 2 vols.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 32ª ed. Cultrix. São Paulo, 2003.

PINHEIRO, Célio. Introdução à literatura portuguesa. São Paulo: Pioneira, 1991.

.

Nenhum comentário: