"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 27 de março de 2010

A melhor escola pública brasileira

As lições da campeã do Ideb

A melhor escola pública brasileira mostra o que dá certo - e também o que deve ser evitado -- no ensino fundamental

.

.

Santa Fé do Sul, no noroeste paulista, não é grande, conhecida ou rica: tem 28 mil habitantes, um único cinema e uma modesta biblioteca pública. As opções de trabalho restringem-se ao funcionalismo público e a pequenos comércios. A renda média mensal não chega a 1 200 reais. Ainda assim, é ali que está a melhor escola pública de ensino fundamental I do Brasil: a escola Professora Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida. Sua nota no Ideb, o principal ranking nacional, é 8,6, numa escala que vai de 0 a dez. A nota é superior a de muitos países desenvolvidos, com média na casa dos 6. E o dobro da média brasileira, hoje nos 4,2. Mas a escola Professora Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida não é um caso único: outras quatro escolas dessa cidade estão entre as 10 melhores escolas públicas do Brasil. Resultado? Santa Fé do Sul também está bem colocada no Ideb: tem nota 7,6.

O avanço na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que contabiliza os pontos obtidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil, entre outros quesitos, ocorreu entre 2005 e 2007. Em apenas dois anos, Santa Fé saltou de 4,7 para 7,6. Também a escola Elisabeth Maria tinha uma sofrível nota de 2,6 antes de chegar a 8,6. Indício de que os alunos começaram a se desenvolver. Outro sinal de que os alunos estão aprendendo o que é ensinado em sala de aula é que Santa Fé tem baixos índices de repetência e de evasão escolar.

Qual o segredo da escola Professora Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida? O segredo de Santa Fé? A repórter Bruna Nicolielo, do movimento Educar para Crescer, passou alguns dias nesta cidade que quase faz fronteira com Mato Grosso do Sul para descobrir. Ela assistiu aula na Elisabeth Maria, entrevistou as secretárias de Educação, o ex-prefeito Itamar Borges, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pais, e todos os envolvidos neste grande salto de qualidade. Nesta reportagem, ela revela os segredos da melhor escola pública de ensino fundamental I do país, segundo o Ideb.

.

Para ler, clique nos itens abaixo:

Como a escola Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida chegou ao topo?

Como outras escolas de Santa Fé tiveram boas notas no Ideb?

Os indicadores do sucesso de Santa Fé

Por que as escolas de Santa Fé aderiram ao apostilado?

Lição número 1: gestão escolar eficiente

Lição número 2: envolver a família e a comunidade

Lição número 3: capacitação dos docentes

Lição número 4: padronização de conteúdo

Lição número 5: avaliação constante

Lição número 6: mais educação no contraturno

O futuro da Educação de Santa Fé

.

.

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/licoes-campea-ideb-450231.shtml#

.

Nenhum comentário: