"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que a sociedade pensa dos professores?

.

Essa opinião expressa um senso comum da sociedade sobre os professores.

Por muito tempo presenciamos colegas de profissão que no relacionamento com a comunidade e mesmo com os amigos de outras profissões se mostram como pessoas cansadas e desmotivadas, dentro do que pode ser chamado de auto-piedade.

A condição do professor no Brasil ruim e essas palavras não trarão nenhuma melhoria para isso. No entanto, a visão do magistério como um fardo penoso já se generalizou e se espalhou de uma forma que, para tentar resolver isso, é preciso uma mudança de postura.

Professor. Não espere da sociedade ou da imprensa o reconhecimento de sua importância. Historicamente, vivemos em uma sociedade que valoriza o bacharel e concede tratamento de doutor aos graduados em ciências jurídicas, medicina e engenharia. Em sociedades desenvolvidas, esse tratamento não existe e o respeito á função do professor não é se quer comparável.

Devemos nos preparar, estudar e provar para essa sociedade que nos ignora que somos aqueles que podem fazer a diferença.

Para isso, primeiro temos que deixar de lado as ofensas e a arrogâncias e passar para uma ação mais inteligente, digna do que se espera do professor.

Começando pela linguagem e entendendo que o ambiente da sala de aula pode ser mais agradável, dependendo da forma como agimos e o que nos propomos a fazer, poderemos avançar.

O concurso público para professor da rede estadual já está aberto e existem diversos outros para os municípios. As informações estão na rede e existem resumos de partes pedagógicas e de legislação disponíveis neste mesmo blog.

As férias escolares estão acabando e o que fizemos além de nos lamentar sobre um processo seletivo temporário?

O que fizemos além de trocar farpas com pessoas que não conhecemos pessoalmente?

O que fizemos além de esperar do Estado, do governo, do sindicato ou dos Céus uma solução maravilhosa?

Deus ajuda a quem cedo madruga.

Então, deixemos de lado a espera pela solução e nos dediquemos a fazer essa solução, com preparo, esforço e estudo.

.

.

Fonte: http://professortemporario.wordpress.com/2010/01/28/o-que-a-sociedade-pensa-dos-professores/

Nenhum comentário: