CONTRERAS, José
Nesta obra, o autor trata da questão da autonomia docente como resultado das mudanças sociais, políticas e econômicas pelas quais estamos passando hoje. Estudos nos mostram que existe uma preocupação latente em realizar pesquisas que busquem compreender o exercício da docência e dos processos de construção da identidade, profissionalidade e profissionalização do professor.
Três grandes partes compostas de oito capítulos que versam sobre a preocupação do autor com a apropriação indiscriminada, banalizada e generalizada dos termos profissionalização e autonomia de professores
Na primeira parte, intitulada A autonomia perdida: a proletarização dos professores, Contreras analisa o problema do profissionalismo no ensino, em especial o processo de proletarização pelo qual passa o professor, os vários significados do que é ser profissional e à profissionalidade.
Na parte seguinte, Modelos de professores: em busca da autonomia profissional do docente, são discutidos três modelos tradicionalmente aceitos com respeito à profissionalidade dos professores, a saber: o especialista técnico, o profissional reflexivo e o intelectual crítico.
Na terceira e última parte, Autonomia e seu contexto, é estabelecida uma visão global do que se deve entender por autonomia de professores.
Contreras toma como bases teóricas as idéias em que o professor será autônomo quando a escola for autônoma, ou seja, quando tanto o professor quanto a escola forem realmente os idealizadores das práticas educativas e não apenas aplicadores de receitas mágicas prescritas fora dos muros da escola e sem o aval e a reflexão da comunidade na qual está inserida.
Esta obra, portanto, destina-se a todos aqueles que procuram entender a autonomia docente como forma de melhoria do processo educativo, no qual o professor tem um papel fundamental.
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