"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 3 de outubro de 2010

Campanha do TSE na TV está errada! É o fim da picada!

.
.
Não basta o Supremo assumir prerrogativas do Congresso e mudar a lei a três dias da eleição, com o apoio entusiasmado deste incrível Ricardo Lewandowski, membro do tribunal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral. É preciso também desinformar.
A campanha do TSE na TV está simplesmente errada. Diz o texto que o eleitor não será impedido de votar se levar um documento oficial com foto. Para começo de conversa: só energúmenos fazem campanha publicitária na negativa. Seria mais ou menos como um anunciante de biscoito dizer que você NÃO terá prejuízos se consumir o produto. Mas isso é detalhe. O essencial é outra coisa.
A informação está errada. O eleitor SÓ VOTA se apresentar o documento oficial com foto. A mensagem que foi ao ar sugere que ele TAMBÉM pode votar se levar tal documento.
Entenderam a diferença?
Temos “otoridades” que fazem o contrário do que se espera delas: pagamos o salário dessa gente para que melhorem a nossa vida, mas elas pioram. Isso tudo significa dinheiro jogado fora.  Além de criar muita confusão nos locais de votação.
Mais ainda: o que o Congresso tentou, no ano passado, foi aumentar a segurança do voto, exigindo, além do título, o documento com foto. Depois de toda a lambança, o resultado é que o título se tornou obsoleto, e o documento é que se tornou obrigatório. Como este não traz a seção de votação, forma-se uma verdadeira muvuca nas escolas em que há votação. Estão todos de parabéns! Nunca tantos se reuniram para piorar o que era razoavelmente eficiente.
. 
Por Reinaldo Azevedo
.
.
.

Um comentário:

Rani disse...

Como bacharel de Direito que sou fiquei indignada com essa mudança. Pareceu que foi uma forma de ter menos eleitores, uma vez que muitas pessoas não levaram título de eleitor e não puderam votar. Além disso, o prazo para transferir o título de eleitor para quem mudou de Estado foi bem curto. Tendo assim que justificar e menos votos, menos democracia. Isso está sendo um golpe político disfarçado de uma pseudo democracia. Isso realmente me causa uma claustrofobia social, intelectual...