"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Halloween

No finalzinho de outubro acontecem as festividades do halloween, o dia das bruxas, parte importante da cultura e mitologia celta.
.
.
Nas escolas, nos shopping centers, e em todo lugar que seja ponto de encontro de crianças e adolescentes, a mania é curtir um som alucinado do Evanescence, do Roxette, do Michael Jackson, do NightWish, do Iron Maiden... com decoração nas cores preto e abóbora, muito adereços de morcegos e outros monstrengos, Jack-O-Lantern, bruxinhas com sua vassouras voadoras, teias de aranha, etc.
.
Na mitologia celta, época anterior ao cristianismo, os antigos povos pagãos acreditavam que as pessoas, quando morriam, se fossem bondosas, iriam para o paraíso, mas se tivessem praticado maldades em vida, teriam negadas a sua ascenção ao plano superior e ficariam vagando entre o imanente e o transcendente, como almas penadas, até que conseguissem arranjar uma forma de reparar os males que cometeram e tentar obter perdão dos deuses.
No final do mês de outubro e início de novembro era uma época muito propícia para que as almas dos mortos pecadores tentassem algo, pois por esses dias costumava-se comemorar o Thanksgiving Day [dia de ação de graças]. A maior parte da população era formada por camponeses, e estes festejavam para agradecer a fartura das colheitas, ficavam com o coração aberto, felizes, só pensavam em coisas benéficas. Acreditavam que os próprios deuses (Samhain, uma festa em homenagem aos mortos, o “deus dos mortos” [representado pela cor preta] e Pomona, a “deusa das plantações e dos pomares” [representada pela cor abóbora]) estariam mais propícios para o perdão por estes dias, e por isso era a época que os mortos-vivos tentavam se regenerar para conseguir entrar no reino dos céus.
.
Infelizmente para alguns, por tanta maldade que cometeram em vida, nem durante a celebração do Thanksgiving conseguiam obter o perdão e conseguir ir para dentro do paraíso. Para estes, uma das opções seria roubar a alma de alguém que fosse bondoso e estivesse nas festividades, e desta forma tentar ludibriar os guardiões das entradas do paraíso, mostrando uma postura que escondesse de suas vidas passadas a discórdia, a rebeldia, a improdutividade e tantas maldades.
.
A partir de certa época, os festeiros do Thanksgiving descobriram que estavam sendo vítimas dos espíritos do mal, e para não terem suas almas subtraídas enquanto estivessem entretidos com as comidas e bebidas das festas (comemorava-se em todos os lugares, pois era uma época de fartura devido às colheitas, tinha muitas iguarias... bolos, doces, bebidas etc., isso explica também a brincadeira do Trick-or-Treat [gostosura ou travessura]), resolveram enganar àqueles que pudessem tentar roubar-lhes a alma, e para isso se fantasiam de fantasmas, bruxos e monstros antes de sairem de suas casas para as festanças. Com isso, evitariam de ser surpreendidos pelos mortos-vivos e poderiam se divertir sem preocupações. Assim deu-se a origem à Festa do Halloween, que numa tradução literal significa "Noite de todos os santos", por anteceder ao "Dia de todos os Santos" e ao "Dia de Finados".
.
Prof. JUAREZ FIRMINO

Nenhum comentário: