"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prêmio Nobel de Literatura - Ano 2010

O Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa agradeceu e comemorou em suas primeiras palavras na conferência de imprensa em Nova York, onde está ministrando um curso sobre Borges. 
O peruano Mario Vargas Llosa confessou "chocado e incentivou muito" DEPOIS de ter sido agraciado com ou Prémio Nobel da Literatura em 2010.

O recentemente premiado com o Nobel disse que tudo começou com um telefonema do secretário-geral da Academia Sueca. "Depois que começou essa loucura e não tive tempo para pensar um pouco o que este prêmio".
Por outro lado, lembrou que ele vai continuar a escrever: "Eu não vou parar de escrever é minha maneira de viver, que organiza a minha vida, sustenta e é também uma forma de gozo e prazer que me deu. literatura ".
Dada a pergunta esperada das discrepâncias que tem com o colega laureado com Gabriel García Márquez, Vargas Llosa optou por não discutir esta questão e simplesmente fazer a sua apreciação pública para a instrução "amor" por ocasião do escritor colombiano deste prêmio.
O autor de "A Cidade e os Cães" (1962), "La Casa Verde (1965), antaleón P e Especial '(1973) e" Tia Julia e o roteirista" (1977) receberá 10 milhões de coroas suecas ( 1.000.000 €) para o prêmio.  Sua novela seguinte, 'O Sonho do Celtic ", é publicado de novembro próximo.


.
.
.
Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, escritor e estudioso do cidadão peruano e espanhol em 1993, é um dos inovadores do romance realista. Ele também cultiva o jornalismo e a crítica de cinema e arte, com prêmios de trabalho máxima outorgada hispânica: Príncipe de Astúrias de las Letras (1986, compartilhado com Rafael Lapesa), Metro (1993 e Morte nos Andes) e Cervantes ( , 1994). Ele nasceu em 28 de março de 1936 em Arequipa (Peru).

Nenhum comentário: