"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 24 de outubro de 2010

Dom Casmurro

O livro “Dom Casmurro” (1899) conta a história de Bento Santiago, mais conhecido como Dom Casmurro. Para preencher a vida pacata, Dom Casmurro resolve contar suas lembranças, isto é, atar as duas pontas da vida, a adolescência e a maturidade.
Adolescente, Bentinho descobre-se apaixonado por Capitu. Inteligente, Capitu convence Bentinho a não concordar com o projeto de sua mãe, Dona Glória, que queria fazê-lo padre. A vida toma o rumo que desejam os apaixonados e eles se casam. Tudo corre bem, até o dia em que brota o ciúme e a história de amor transforma-se em suspeita de traição.
Mordido pela dúvida de que o pequeno Ezequiel não seja seu filho, mas de seu amigo Escobar, com que aparenta visível semelhança, impõe a separação à Capitu. Os três partem para a Europa e Bentinho volta logo depois sozinho.
Capitu morre alguns anos mais tarde no continente europeu e Ezequiel tem o mesmo destino no Oriente onde foi estudar.



Veja um pequeno trecho:
“Deixe ver os olhos, Capitu. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas.”


Sobre o autor
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e faleceu na mesma cidade em 1908. Filho de mulato brasileiro e de branca portuguesa, era gago, epiléptico e pobre e não pôde estudar em escolas. Tornou-se, contudo, um grande autodidata.
Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897. O escritor tem estilo clássico e sóbrio, com frases curtas e bem construídas e vocabulário muito rico.
Sua obra é de análise de personagens e seus tipos são inesquecíveis e verdadeiros. Entre as principais obras estão: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891).
.
.
Para ler a obra completa:
www.klickeducacao.com.br/2006/obralit/obras/188/Machado_de_Assis_dom_casmurro.pdf
.
.
.

Nenhum comentário: