"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 4 de abril de 2009

MOTIVAÇÃO

Aprender é como comer! A criança escolhe algo. Se for gostoso, vai em frente. Se encontrar dificuldades, larga. É uma geração de muita iniciativa e pouca acabativa, que está indo para a escola sem grandes motivações de estudo e que dificilmente se adapta ao sistema pedagógico clássico.
Aprender é como comer!
Uma boa aula é como uma refeição, quanto mais atraentes estiverem os pratos que você, cozinheiro professor, dispuser sobre a mesa, mais os alunos desejarão saboreá-los.
Comer alimenta o corpo de energia, enquanto aprender alimenta a alma de saber.
Os melhores temperos de uma boa aula são: bom humor, movimento, bom conteúdo, de fácil digestão. As aulas estão sendo constantemente provadas pelos alunos.
Outra coisa é que nem todo prato serve para todos os alunos. O professor precisa levar em conta a fragilidade do estômago dos estudantes. O aluno não consegue aprender aquilo que não entende, assim como não consegue engolir pedaços maiores do que sua garganta permite passar.
O conhecimento recém-adquirido só se transforma em sabedoria quando é posto em prática. O verdadeiro saber é aquele que aparece automaticamente, no cotidiano, aumentando a eficiência e o prazer de viver!
.
Içami Tiba

Nenhum comentário: