"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Letramentos no Ensino Médio

O livro "Letramentos no Ensino Médio" lançado no último dia 25, compartilha experiências e sugestões, trazendo relatos de estudantes e professores da rede púbica. Professores podem adquirir gratuitamente.
.
O livro “Letramentos no Ensino Médio” pretende abrir um diálogo com professores sobre as práticas de escrita e leitura dos jovens, dentro e fora da escola. Escrito por Ana Paula Corti, Ana Lúcia Souza e Márcia Mendonça, educadoras que trabalham com jovens em projetos da Ação Educativa, o livro compartilha experiências e sugestões, trazendo falas e relatos de estudantes e professores da rede púbica. O objetivo principal é auxiliar professores e educadores das várias disciplinas do Ensino Médio a apoiar o processo de letramento dos adolescentes. Para Valéria Leão de Campos, professora de história da rede pública estadual, “o livro é um instrumento muito bacana para trabalhar a leitura em sala de aula. Mesmo para outras disciplinas que não a de Língua Portuguesa, ele pode apoiar o trabalho de leitura”.
“No lançamento, os professores indicaram que escutar os jovens e conhecer os diferentes universos em que vivem ainda é um desafio e que o livro contribui nessa tarefa”, afirma Ana Paula, assessora do programa Juventude da Ação Educativa. Ela acrescenta “que as muitas tarefas escolares tem como pressuposto que o aluno já sabe realizar a atividade. Alguns exemplos são os resumos e seminários, que na verdade são procedimentos que devem ser ensinados. Isso é algo que o livro traz – como o professor pode auxiliar os alunos na realização de tarefas escolares que são corriqueiras”. A obra também enfatiza a importância da leitura e da escrita como instrumentos de auto-conhecimento para os jovens.
“Os coordenadores e professores que estavam presentes [no lançamento], apesar de terem tido pouco tempo para ler o livro, demonstraram bastante satisfação com a estrutura e as propostas da obra. Vários coordenadores também se mostraram interessados em levar o livro para suas escolas,” afirmou a professora Valéria.
.
O Livro lançado recentemente pela Ação Educativa pode ser adquirido gratuitamente por professores da rede púbica. Basta enviar uma solicitação para
anapaula@acaoeducativa.org
Os interessados deverão retirar o material na sede Ação Educativa na Rua General Jardim, 660 – V. Buarque. São Paulo – SP ou custear as despesas de postagem.
.
Fonte: http://www.acaoeducativa.org.br/portal/

Nenhum comentário: