"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 7 de maio de 2019

Bullying, aluno e escola.


O QUE É BULLYING?
O bullying (ou intimidação sistemática) se manifesta como violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação. É importante dizer: o bullying é uma forma de violência e pode acontecer de várias maneiras diferentes e com jovens de todos os tipos. O assunto é sério porque traz repercussões desastrosas para a vida de todos os envolvidos, seja para a vítima ou agressor, para a família, escola e até para os amigos.

COMO IDENTIFICAR QUE MEU ALUNO ESTÁ SOFRENDO BULLYING?
Observe as mudanças de comportamento. Se a criança ou adolescente, de forma repentina, pedir para mudar de escola ou não quiser mais ir à aula; apresentar queda no rendimento escolar, isolamento, dificuldade de se relacionar; desenvolver sintomas físicos de angústia como dor de cabeça, de estômago ou suar frio, é importante iniciar uma conversa para confirmar ou afastar a possibilidade do bullying. Os pais podem ser seus aliados para identificar esses sintomas

ONDE PODE ACONTECER O BULLYING?
O ambiente escolar, mais especificamente a sala de aula, é um dos locais onde a prática do bullying é mais recorrente. A violação também pode acontecer no ambiente digital. Nesse caso, é chamada de ciberbullying. É importante destacar que o bullying acontece pela falta de respeito às diferenças e pela intolerância entre pares. Esses valores devem ser sempre discutidos com as crianças e os adolescentes, seja na escola ou dentro de casa. Diálogo é fundamental para evitar os/as estudantes sofram ou pratiquem o bullying.

Nenhum comentário: