"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 20 de julho de 2014

Estrutura do texto dissertativo — A conclusão

A conclusão na redação dissertativa
A conclusão é a parte do texto que sintetiza as ideias desenvolvidas, reafirmando-as de acordo com a tese apresentada na introdução e justificada pela argumentação no desenvolvimento.
Da mesma forma que a introdução e o desenvolvimento, a conclusão também pode ser expressa de várias formas:

Conclusão-resumo
É a maneira mais tradicional de se finalizar um texto dissertativo. É na conclusão-resumo que são reforçadas as ideias apresentadas, resumindo as abordagens feitas ao longo do texto. Exemplo:

Diante de definições equivocadas que têm sido levadas à opinião pública, é importante expor as reais atribuições e ações desenvolvidas pelo Conselho da Comunidade Solidária. O trabalho teve início em 1995 e evoluiu com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável de qualquer governo no enfrentamento da pobreza, das desigualdades e da exclusão social.
Passamos, então, a atuar em três grandes linhas: adotando medidas para o fortalecimento da mesma sociedade civil, desenvolvendo a interlocução política sobre temas sociais com diversos atores e criando programas inovadores. Esses programas, marcados por um novo modelo de gestão, oferecem-se como alternativa viável ao mero assistencialismo, caracterizado pelo ineficiência e obsolescência de políticas centralizadoras. E, se os projetos surgiram pequenos, hoje cresceram de forma significativa. O Alfabetização Solidária, por exemplo, começou a atuar em 1997 com 9.200 alunos em 38 cidades. Este ano estará presente em 866 municípios do Norte e Nordeste e nas regiões metropolitanas de são Paulo e Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 800 mil pessoas. [...]
Em resumo, além da promoção do debate e da busca da diversidade de ideias, o conselho está articulando, de modo transparente, recursos de todos os tipos, provenientes do Estado, da iniciativa privada e do setor privado sem fins lucrativos (o terceiro setor). Segmentos que, há pouco, ainda eram considerados incapazes de conviver e mais ainda de atuas conjuntamente a favor do desenvolvimento do país.
(Ruth Corrêa Leite Cardoso. Uma ação social inovadora.

In Folha de S. Paulo, 26/9/1999.)

Conclusão-proposta
A conclusão do tipo proposta é aquela que apresenta algumas possíveis soluções para as situações-problema levantadas no texto. Exemplo:

No Brasil, o que se tem feito é dar bolsas aos estudantes — nunca em número suficiente —, com um sistema que tem dado origem a distorções. Talvez fosse o caso de tentar ajudar diretamente as próprias instituições de ensino superior, desde que baixassem suas anuidades e demonstrassem efetiva melhoria de qualidade na educação e no treinamento que oferecem.
(José Goldemberg. In O Estado de S. Paulo, 17/09/2001.)


Fonte:
AGUIAR, Jaqueline da Silva. Descomplicando a redação / Jaqueline da Silva Aguiar, Ednir Melo Barbosa. — São Paulo: FTD, 2003.
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