"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Charles Dickens


Charles John Huffam Dickens (1812-70 ) foi um escritor Inglês e crítico social. Ele criou alguns dos personagens de ficção mais memoráveis ​​do mundo e é geralmente considerado como o maior romancista do período vitoriano. Durante a sua vida, as suas obras alcançaram fama sem precedentes, e, no século XX, seu gênio literário foi amplamente reconhecido pela crítica e pelos estudiosos. Seus romances e contos continuam a ser amplamente populares.
Nascido em Portsmouth, Inglaterra, Dickens foi forçado a deixar a escola para trabalhar em uma fábrica, quando seu pai foi jogado na prisão dos devedores. Embora ele tivesse pouca educação formal, seu empobrecimento cedo o levou a ter sucesso. Ao longo de sua carreira, ele editou um jornal semanal por 20 anos, escreveu 15 romances, cinco novelas e centenas de contos e artigos de não-ficção, palestras entre outras atividades, era um incansável escritor de cartas, além de fazer uma campanha vigorosa para direitos da criança, educação e outras reformas sociais
Dickens saltou para a fama com a publicação de série 1836 de The Pickwick Papers. Dentro de alguns anos, ele havia se tornado uma celebridade literária internacional, famosa por seu humor, sátira, e observação aguçada do caráter e da sociedade. Seus romances, a maioria publicados em partes semanalmente ou mensalmente, foi pioneiro na publicação de série de ficção narrativa, que se tornou o modo predominante para a publicação de novelas no período Vitoriano. O formato de publicação em partes iniciado Dickens para avaliar a reação de seu público, e muitas vezes tendo ele modificado seu enredo e desenvolvimento do caráter com base em tal feedback. Por exemplo, quando o pedicuro de sua esposa expressou a sua angústia pelo caminho senhorita Mowcher em David Copperfield parecia refletir suas deficiências, Dickens passou a melhorar o personagem com características positivas. Fagin em Oliver Twist aparentemente espelha o famoso muro Ikey Salomão. Sua caricatura de caça de Leigh na figura do Sr. Skimpole em Bleak House também foi atenuada em conselhos de alguns de seus amigos, sobre como elaborados os episódios dentro do mesmo romance. Tanto Lawrence Boythorne e Mooney o bedel são retirados de vida real - Boythorne de Walter Savage Landor e Mooney de 'Looney", um bedel na Praça Salisbury. Seus enredos foram cuidadosamente construídos, e Dickens frequentemente costurou nestes tópicos elementos de eventos em suas narrativas. Massas de pobres analfabetos felizes por terem a cada novo episódio mensal com o qual se identificavam, de maneira que abriu-se e inspirou uma nova classe de leitores.
Dickens foi considerado como o colosso literária de sua idade. Em 1843, sua novela, Um Conto de Natal, é uma das obras mais influentes já escritos, e continua a ser popular e a inspirar adaptações em cada gênero artístico. Seu gênio criativo tem sido elogiado por colegas escritores - de Leo Tolstoy a GK Chesterton e George Orwell - pelo seu realismo, comédia, estilo de prosa, caracterizações originais, e crítica social. Por outro lado, Oscar Wilde, Henry James e Virginia Woolf queixaram-se de uma falta de profundidade psicológica, elaboração de solto, e uma veia do sentimentalismo sacarina.




Nenhum comentário: