"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 20 de junho de 2015

CONJUNÇÕES

Conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações. São divididas em coordenativas e subordinativas.

COORDENATIVAS: Ligam duas orações independentes ou coordenadas. Vamos saber quais são os cinco tipos de conjunções coordenativas? São elas: aditivas; adversativas; alternativas; conclusivas e explicativas

Conjunções Aditivas: Conjunções que exprimem adição ou soma de ideias, pensamentos. São elas: e, nem, mas também e mas ainda.
Ex.:          Fábio chegou cedo e terminou o trabalho.

Conjunções Adversativas: Sugerem uma ideia de oposição, de contraste de pensamentos. As adversativas mais usadas são: mas, porém, contudo, todavia e entretanto.
Ex.:          Gosto de trem, mas prefiro ônibus.

Conjunções Alternativas: Dão a ideia de escolha, de possibilidade. As principais são: ou...ou, ora...ora e quer...quer.
Ex.:          Ou você estuda, ou trabalha.
Você vai quer queira, quer não queira.

Conjunções Conclusivas: Indicam a conclusão de pensamentos. As mais frequentes são: portanto, por isso, logo, por conseguinte, assim, então e pois (posposto ao verbo).
Ex.:          O cavalo está doente, logo não pode competir.

Conjunções Explicativas: Explicam dando o motivo, a razão. As mais comuns são: pois (antes do verbo da oração), porquanto, porque e que.
Ex.:          Não fui a sua casa ontem, pois estava muito cansado.

SUBORDINATIVAS: Ligam a oração subordinada a sua principal, ou seja, são orações que dependem de si para completar o sentido da frase. Vamos descobrir quais são elas: causais; condicionais; consecutivas; comparativas; conformativas; concessivas; temporais; finais; proporcionais e integrantes.

Causais: Iniciam as orações subordinadas que indicam causa. As conjunções subordinativas causais são: porque, já que, uma vez que, como e visto que.
Ex.:          Ela desistiu de competir, porque estava doente.

Condicionais: Pressupõem condição, hipótese. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, desde que, a menos que e a não ser que.
Ex.:          Vou com você ao teatro, contanto que me pague a entrada.

Consecutivas: Exprimem a consequência ou efeito do que foi declarado na primeira oração. As consecutivas são: que (antes de tão, tal e tanto), de modo que, de maneira que e de sorte que.
Ex.:          Choveu muito, de modo que deixou as ruas alagadas.

Comparativas: Iniciam orações subordinadas que dão à ideia de comparação. As principais são: que, do que (quando iniciadas ou antecedidas por menos, mais, maior, menor, melhor e pior), qual (quando iniciada ou antecedida por tal) e como (relacionado a bem, tal, tão e tanto)
Ex.:          Esta gramática é mais antiga que a minha.

Conformativas: Orações que indicam conformidade, concordância de um fato com outro. As conjunções conformativas são: como, conforme, segundo e consoante.
Ex.:          Fiz o trabalho conforme fui orientada.

Concessivas: Exprimem um sentido contrário, inverso à ideia contida na oração principal. As concessivas são: embora, se bem que, ainda que, mesmo que, conquanto, posto que, apesar de que, por mais que, por menos que, por maior que, por pior que, por melhor que e por pouco que.
Ex.:          Foi embora logo, ainda que não quisesse.

Temporais: Dão à oração ideia de tempo. As temporais são: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, depois que, antes que e sempre que.
Ex.:          Devolverei o livro, assim que terminar de lê-lo.

Finais: Indicam a finalidade na oração. São elas: a fim de que, para que e que.
Ex.:          Trabalhou com dedicação, a fim de que fosse promovido.

Proporcionais: Exprimem a ideia de simultaneidade. As proporcionais são: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor e quanto pior.
Ex.:          A música aumentava à proporção que ele se aproximava.

Integrantes: Introduzem orações com função substantiva. São elas: que e se (caso iniciem uma oração subordinada substantiva).

Ex.:          Não vi se os professores já chegaram.

Nenhum comentário: