"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LITERATURA INGLESA E NORTE AMERICANA




Nossa intenção é a de transmitir aos alunos de graduação em letras conceitos necessários para que estejam aptos a apreender de forma concisa como se deu o fenômeno literário na Inglaterra e nos países que têm a língua inglesa como veículo transmissor de expressão cultural, principalmente os EUA. A partir de uma abordagem histórica, estudos de temas sobre a língua e literatura inglesa desde a formação do território inglês até a contemporaneidade.
Como parte dos conteúdos programáticos para os primeiros semestres, estudaremos:
a)                      A formação cultural da nação. Os povos que colonizaram o território, as denominações e localização geográfica, os Hinos Nacionais, a organização político-social, o Império mercantilista e a Revolução Industrial, a migração para a Nova Inglaterra;
b)                      A influência do misticismo e da religiosidade entre os ingleses. O mito da busca do Santo Graal e as lendas do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, o lendário Robin Wood, as grandes cruzadas e as perseguições religiosas, o puritanismo. A fuga para as treze colônias e a formação do território estadunidense;
c)                      A produção artística. Introdução à literatura na Inglaterra, a primeira literatura inglesa, a influência dos povos normandos na literatura inglesa. Introdução ao drama inglês e o período elisabetano [William Shakespeare e os dramaturgos elisabetanos]. As principais expressões artísticas no período da restauração, poesia e prosa no período Tudor, na Época da Razão, na época vitoriana. A chegada da época moderna e a atual. O romance inglês desde 1950.
Os procedimentos e técnicas de ensino adotados se darão a partir de aulas expositivas, leituras; textos literários, músicas e vídeos contextualizados com a disciplina; com exercícios individuais e em equipes; avaliações bimestrais de aprendizagem. A interação nos estudos e atividades grupais, as avaliações escritas e as análises literárias elaboradas servirão de base para os critérios de avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

BORGES, Jorge Luis. Curso de literatura inglesa. Martín Arias e Martin Hadis (org.). 1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BURGESS, Anthony. A literatura inglesa. Trad. Duda Machado. 2.ed. São Paulo: Ática, 2004.
HIGHT, Peter B.  An outline of American literature. Essex (U.K.): Longman, 1996.
THORNLEY, G. C. & ROBERTS, Gwynet. An outline of English literature. Essex (U.K.): Longman, 1996.

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