"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Exercícios de redação (coordenação e subordinação)

.
I – Complete as lacunas do texto com os conectivos adequados que seguem abaixo:
.
                ________ precisava encontrá-lo, saí de casa debaixo de uma chuva terrível. Atravessei rapidamente a rua, entrei na lanchonete, procurei-o por todos os cantos, ________ ele não estava lá, __________ era de costume. Certamente, por causa da chuva, ele ficara em casa, _____ _________ alguém o avisara _____ _______ eu estava a sua procura, _________ sua ausência ali, àquela hora, era bem estranha.
                Sentei-me ____, __________ qualquer pessoa apaixonada faria, esperei durante alguns minutos, _______ pareceram-me uma eternidade. ___________ esperava, uma ideia passou pela minha cabeça: _____ ele estivesse com outra, eu o mataria. Chovia tanto _______ a água já começava a cobrir os primeiros degraus da escada _____ dava acesso ao lugar ________ eu estava. _________ _____ o desânimo já estar tomando conta de mim, o desejo de vê-lo ainda era muito ____, __________ _________, continuei a espera.
                Mais tarde, cansada de esperar, fui até o telefone, liguei, _______ ninguém atendeu. ________ ______ a chuva abrandou um pouco, voltei para casa _______ fui dormir.
masentãoqueondeemesmoassimoucomoseapesardeenquanto
. 
.
II – Complete as lacunas do texto com os conectivos adequados que seguem abaixo:
.
                __________ escrevemos um texto, uma das maiores preocupações é ________ unir a frase seguinte à anterior, ________ isso só é possível _____ dominarmos os princípios básicos da coesão. A cada frase enunciada, devemos observar ____ ela mantém vínculo com a anterior (___ anteriores) ______ não perdermos o fio do pensamento. ______ _________, teremos uma sequência de frases sem sentido, sucedendo-se umas às outras sem muita lógica, sem nenhuma coerência. A coesão não é, ________, só esse processo de “olhar” constantemente para trás, _____ ________ de “olhar” para adiante, _______ um termo pode esclarecer-se apenas na frase seguinte. _______ nossa frase inicial for: “Paulo tinha um grande sonho”, estaremos criando um movimento para adiante. ________, só se vai saber ____ ______ desejo se trata na próxima frase: “Ele queria ser médico”. O importante é ______ cada enunciado estabeleça relações estreitas com os outros, _______ tornar sólida a estrutura do texto, ______ não basta costurar uma frase a outra para se dizer ______ estamos escrevendo bem. ______ da coesão, é preciso ______ haja um elo conceitual entre seus diversos segmentos. Os substantivos e os verbos, devem estar interligados __________ para acrescentar informações, ________ para alicerçar o sentido do texto. Cada palavra faz, ____________, parte de um todo que lhe dá sentido, _______ ____ forme uma cadeia com as outras que a antecedem _____ sucedem.
mastambémparaquequandoporémcomodecontrárioounãoportantocasoalémdesdeassimpoisseentretantoea medidaaindasejatantoqual
 .
.
III – Reúna as diversas orações do conjunto abaixo em um só período, empregando conjunções ou pronomes relativos e fazendo as adaptações necessárias.
.
1. O Ministro da Educação esforça-se. 2. O ministro da Educação quer convencer o povo. 3. Para o Ministro da Educação o provão do ENEM é fundamental. 4. O provão é fundamental, para ele, para a melhoria da qualidade do ensino médio. 5. Para convencer o povo disso, o Ministro vem ocupando generosos espaços na mídia. 6. O ministro vem fazendo uma milionária campanha publicitária. 7. O Ministro vem ensinando como gastar mal o dinheiro. 8. O dinheiro deveria ser gasto na educação.
.
.

5 comentários:

Ghost of Perdition disse...

Apesar de pequeno, muito útil esse exercicio, dá pra trabalhar vários assuntos num só. Continue postando mais! Obrigada...

Wellington Cadinelli disse...

Excelente lugar para um professor de portugues vir se informar e buscar exercícios. Valeu pela ajuda!
Excelente blog.

www.lovewgame.blogspot.com

Aline Sanches disse...

Como que faz para obter as respostas dos exercícios?

Unknown disse...

Gostei muito. Excelentes exercícios de textos com conectivos. Parabéns!

Reinaldo disse...

Muito bom.