"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Faça uma varredura em seu nome

Vejam que interessante!

Com a evolução dos bancos de dados e dos grandes portais de busca na internet, quaisquer publicações que sejam feitas envolvendo o nome de determinada pessoa e que venham a ser indexadas na grande rede mundial de computadores podem ser detectadas em poucos segundos.
Para isto, basta acessar um portal de busca, o Google, por exemplo, digitar [no browser o nome da pessoa a ser pesquisada entre aspas] e pronto. Estará tudo lá. Surgirá na tela do monitor, dependendo da atividade que a pessoa exerça, da exposição do nome desta na grande mídia, ou da interação que tenha com o universo da informática, a relação de links em que o nome aparece sendo citado.
Muitos usuários se cadastram em redes de relacionamento como o Orkut, o Facebook, o Linked In ou a plataforma Lattes no CNPq, entre outras... E isso permite que a pessoa seja localizada com extrema facilidade.
Mas, é importante que a pessoa digite o nome a ser pesquisado entre aspas, caso contrário a relação informará links cujos nomes, por serem homônimos em partes na extensão do nome ou sobrenome, acabará por estender muito e desnecessariamente a pesquisa.

Existe também a possibilidade de se fazer uma varredura no nome de pessoas através de informações mais detalhadas, como por exemplo, utilizando-se do número do CPF (ou de outros documentos pessoais) desta, do nome da entidade de classe a qual esteja afiliado, da instituição em que mantenha algum vínculo, etc. Mas isto já é um procedimento mais complexo... Coisa para os detetives profissionais, não é mesmo?
De qualquer forma, aqui já fica a dica: evite passar o número do CPF para estranhos, deixá-los em ambientes disponíveis na internet ou em currículos vitae, por exemplo, pois ao contrário, ficará totalmente exposto para a ação dos aproveitadores.
.
.

Nenhum comentário: