"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 6 de setembro de 2009

Origem das palavras

Barroco
A origem da palavra Barroco é motivo de polemica. Há várias versões. A mais aceita diz que vem do vocábulo espanhol barrueco, que por sua vez deriva do português arcaíco. Os joalheiros, no século XVI, usavam a palavra barrueco para designar um tipo de pérola irregular e de formação defeituosa. Em oposição à disciplina das obras do Renascimento, surge, no século XVII, uma diversificada produção artística caracterizada pela maneira livre e até mesmo sob formas anárquicas, de grande imperfeição e mau gosto. Esse período artístico é designado Barroco.
.
Sabotagem
Vem do francês sabot, que significa 'tamanco'. A palavra surgiu a partir da Revolução Industrial e aparentemente se originou do ato de trabalhadores grevistas e descontentes que intencionalmente jogavam seus tamancos nas máquinas para causar danos e paralisações. É possível que o termo esteja associado também ao ato desleixado de caminhar ruidosamente, arrastando os tamancos.
.
Puxa saco
Esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar. Puxa-sacos eram as ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem.

Nenhum comentário: