"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 9 de julho de 2019

Como Estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia
Você tem um livro especial em mãos. Palavras esculpidas em outras línguas, ações ocorridas em épocas distantes. Acontecimentos registrados em terras longínquas. Conselhos oferecidos a um povo estrangeiro. Esse é um livro singular.
É de surpreender que alguém o leia. É antigo demais. Alguns dos escritos datam de cinco mil anos atrás. É esquisito demais. O livro fala de enchentes incríveis, terremotos e pessoas com habilidades sobrenaturais. É radical demais. A Bíblia convida à devoção eterna a um carpinteiro que chamava a si mesmo de Filho de Deus.
A lógica diz que esse livro não sobreviveria. Antigo demais, esquisito demais, radical demais.
A Bíblia foi proibida, queimada, escarnecida e ridicularizada.
Acadêmicos zombavam dela. Reis decretaram sua ilegalidade. Mais de mil vezes, a cova foi aberta e o canto fúnebre começou a ser entoado, mas, por alguma razão, a Bíblia nunca permaneceu numa sepultura. Não somente sobreviveu; ela prosperou. É o livro mais popular em toda a história. Há anos tem sido o livro mais vendido no mundo!
Não existe na terra uma explicação para isso. Essa, talvez, seja a única explicação. A resposta? A durabilidade da Bíblia não se encontra na terra; encontra-se no céu. Para os milhões que testaram suas afirmações e reivindicaram suas promessas, há somente uma resposta: a Bíblia é o livro da voz de Deus.
Ao ler, seria sábio de sua parte pensar um pouco acerca de duas perguntas: Qual o propósito da Bíblia? Como devo estudá-la? O tempo gasto na reflexão dessas duas questões vai engrandecer consideravelmente seu estudo bíblico.
Qual o propósito da Bíblia?
Permita que ela própria responda a essa pergunta: Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus (2Tm 3,15).
O propósito da Bíblia? Salvação. O maior desejo de Deus é trazer seus filhos para casa. O livro dele, a Bíblia, descreve seu plano de salvação. O propósito da Bíblia é proclamar o plano e o desejo de Deus de salvar seus filhos.
É essa razão de a Bíblia ter resistido ao longo dos séculos. Ela tem a ousadia de enfrentar as questões mais difíceis a respeito da vida: Para onde vou depois de morrer? Existe um Deus? O que faço com os meus medos? A Bíblia oferece respostas a essas questões cruciais. É o mapa que nos conduz ao maior tesouro de Deus: a vida eterna.
Mas como usamos a Bíblia? Inúmeros exemplares das escrituras repousam não lidos em estantes e cabeceiras pelo simples fato de que as pessoas não saberem como lê-la. O que podemos fazer para torná-la real em nossa vida?
A resposta mais clara encontra-se nas palavras de Jesus. Ele prometeu: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta (Mt 7.7).
O primeiro passo na compreensão da Bíblia é pedir a Deus para ajudar-nos. Devemos ler em oração. Se alguém compreende a Palavra de Deus, é por causa de Deus, e não do leitor: Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse (Jo 14.26).
Antes de ler a Bíblia, ore. Convide Deus para falar com você. Não vá as Escrituras procurando por sua maneira de pensar; vá em busca da maneira de pensar dele.
Não devemos ler a Bíblia somente em oração; devemos lê-la com cuidado. A garantia é: busquem, e encontrarão. A Bíblia não é um jornal a ser folheado, mas uma mina a ser garimpada: se procurar a sabedoria como quem se procura a prata e busca-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus (Pv 2.4-5).
Qualquer achado valioso requer esforço. A Bíblia não é exceção. Para compreendê-la, você não precisa ser brilhante, mas tem que estar disposto a arregaçar as mangas e procurar, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (2Tm 2.15).
Eis um ponto prático: estude a Bíblia de uma pouco de cada vez. Não se sacia a fome comendo 21 refeições de uma só vez a cada semana. O corpo precisa de uma dieta constante para permanecer forte. O mesmo acontece com a alma. Quando Deus enviou alimento a seu povo, no deserto, ele não providenciou pães prontos. Em vez disso, enviou o maná, desta forma: flocos finos semelhantes a geada [...] sobre a superfície do deserto (Êx 16.14).
Deus concedeu maná em porções ilimitadas e envia alimento espiritual da mesma forma: abrindo os céus com nutrientes suficientes para a fome de hoje e providenciando ordem sobre ordem, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali (Is 28.10).
Não desanime se a colheita de sua leitura parece pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo o que precisamos. O importante é buscar diariamente a mensagem daquele dia. Uma dieta constante da Palavra de Deus no decorrer da vida edifica a saúde da mente e da alma.
Uma garotinha voltou de seu primeiro dia na escola. A mãe perguntou:
¾ Você aprendeu alguma coisa?
¾ Pelo visto, não aprendi o bastante ¾ a menina respondeu. ¾ Tenho de voltar amanhã, depois de amanhã e depois de depois de amanhã...
É assim que funciona a aprendizagem e é assim que funciona o estudo da Bíblia. A compreensão vem pouco a pouco, ao longo da vida.
Há um terceiro passo na compreensão da Bíblia. Depois do pedido e da busca, vem a batida. Depois de perguntar e procurar, você bate: batam, e a porta lhes será aberta (Mt 7.7).
Bater é estar diante da porta de Deus. Ficar disponível. Subir as escadas, cruzar o pórtico, colocar-se à porta e se voluntariar. Bater vai além da esfera do pensamento e entra na esfera da ação. Bater é perguntar: o que posso fazer? Como posso obedecer? Aonde posso ir?
Uma coisa é saber o que fazer. Outra é fazer. Mas para aqueles que fazem, que escolhem obedecer, uma recompensa especial os aguarda: mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-a, será feliz naquilo que fizer (Tg 1.25).
Uma promessa e tanto! A felicidade vem para quem pratica o que lê! É o mesmo com medicamentos. Se você ler apenas o rótulo, mas ignorar as pílulas, de nada vai adiantar. É o mesmo com comida. Se você ler apenas a receita, mas nunca cozinhar, não vai ser alimentado. Dá-se o mesmo com a Bíblia. Se você ler apenas as palavras, mas nunca obedecer, jamais conhecerá a alegria que Deus prometeu.
Peça. Procure. Bata. Simples, não é? Por que então não tentar? Se o fizer, entenderá por que você tem nas mãos o livro mais extraordinário da história.



LUCADO, Max. Evangelho de Lucas: Jesus, o filho do homem. / Max
Lucado; traduzido por Daniel Faria. ¾ São Paulo: Mundo Cristão,
2014. ¾ (Coleção lições de vida)



Nenhum comentário: