"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 6 de agosto de 2017

A linguagem do vestuário


Os postulantes aos cargos públicos, em Roma, vestiam-se de túnicas brancas, indício da pureza de suas intenções e, por isso, chamavam-se candidatos de (candidos-a-um).

A toga, como qualquer peça do vestuário, é uma informação indicial da função exercida pelo juiz e a cor negra sinaliza seriedade e compostura que devem caracterizá-lo.

Tem-se notado a frequência significativa de mulheres de preto em Machado de Assis, todas, ou quase todas, viúvas. Há mesmo um conto com o título: “A mulher de preto.” De novo, a cor preta está associada ao respeito e à seriedade. Mas há quem se pergunte: Machado estaria interessado na cor preta ou nas viúvas?

A cor vermelha representa, entre outros significados, a paixão. Se uma mulher, usando vestido vermelho, estiver numa festa (na noite) desacompanhada... Não tem erro!!! Está receptiva, isto é, propícia a um novo relacionamento, mesmo que seja para uma noite apenas.


***

Nenhum comentário: