"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 28 de maio de 2016

Comunicação corporal

O corpo é nosso principal meio de comunicação. Entretanto, a maioria das pessoas, sem ter esta consciência, utilizam-no apenas para atender as necessidades físicas e emocionais. Da expressão fácil aos gestos e à postura, são inúmeros os significados transmitidos pela linguagem corporal, também chamada de comunicação não verbal ou silenciosa.
Existem pesquisas que demonstram que 55% do que comunicamos é representado por nosso corpo; 38% restantes por nossas qualidades vocais e apenas 7% por palavras.
Não atentamos para a nossa mímica diária: a imagem que transmitimos aos outros. Alguém andando com a cabeça baixa e os ombros caídos, um levantar de sobrancelhas ou mãos apoiando o queixo são mensagens repletas de significados que podem autenticar ou contradizer a comunicação verbalizada.

Algumas reflexões:
1) Causar boa impressão nada tem a ver com exaltar o corpo ou a aparência.
2) A boa aparência não garante uma boa impressão.
3) Uma pessoa apaixonada: seu olhar tem um brilho especial – o brilho é o corpo “falando” sobre a emoção que está vivendo.
4) Quem está de bem com vida olha de frente para as pessoas; tem boa postura; o andar firme; tudo revela equilíbrio, tranquilidade, humildade.
5) Uma pessoa prepotente arrogante, há de se mostrar assim, pois mantém o “nariz empinado” e olha os outros “de cima para baixo”. Neste caso, independentemente do traje que o indivíduo usar, tais características não escaparão a ninguém.

6) Os gestos e/ou sinais e/ou expressões não devem ser observados de maneira isolada, mas em associação (ações observadas isoladamente podem acarretar erros de interpretação). Lembrem-se, as pessoas olham, ouvem e sentem, somos um todo. Por exemplo, uma pessoa que ao conversar não faz contato visual com seu interlocutor talvez seja apenas tímida; interpretado de forma isolada, este gesto poderia indicar que está mentindo.


Corrado Cicotti

Nenhum comentário: