"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bolsa de valores


Ultimamente muitos amigos têm estado preocupados com as oscilações negativas das bolsas de valores pelo mundo afora. Os investimentos na bolsa de valores, constituem por si próprios, atividade financeira de nível arriscadíssimo, e devem ser objetos de estudos tanto quanto às possibilidades de ganhos como as de perdas. Veja a narrativa a seguir e entenda como tudo funciona:
_________________
.
.
Tempos atrás, na época da colonização do oeste americano, diz-se que chegou para o lugar um negociante de cavalos que estava comprando todos os cavalos selvagens que lhe trouxessem. A cada cavalo pagava a quantia de dez dólares. Depois de algum tempo, quando já havia comprado uma enorme quantidade animais e a oferta começava a minguar, o negociante aumentou o preço a ser pago por cada cavalo, passando a ofertar quinze dólares por animal. E assim, a cada vez que o negócio começava a esmorecer, aumentava o preço dos animais e aguçava a cobiça dos caçadores que se punham a caçar mais cavalos. Vinte, trinta, quarenta dólares. Os cavalos praticamente não eram mais encontrados na região e já custavam cinquenta dólares, quando o negociante anunciou que sairia de viagem para capitalizar mais recursos, deixando um assistente em seu lugar. O assistente estaria incumbido de pagar os mesmos cinquenta dólares a quem lhe trouxesse um cavalo selvagem. Entretanto, assim que o patrão se ausentou, o assistente resolveu espalhar a notícia que estava vendendo alguns cavalos a 35 dólares cada, e quem sigilosamente lhe comprasse os cavalos, poderia vendê-los novamente ao negociante pelo valor de cinquenta dólares quando este retornasse da viagem. Muitas pessoas começaram a comprar os cavalos ao preço de trinta e cinco dólares... Compraram todos os cavalos que o assistente colocou à venda, e também todos os demais que estivessem disponíveis na região. Depois de um certo tempo, porém, o assistente também desapareceu, e nunca mais nem o negociante e tampouco o assistente foram vistos por aquelas bandas.
.
.

Moral da história? Que cada leitor entenda como deva proceder com cuidado redobrado e malícia aguçada em determinadas aplicações financeiras...
.
.
.

Nenhum comentário: