"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O livro mais vendido do mundo

Conforme escreveu recentemente Rubem Alves na Folha de S. Paulo, muitas pessoas acreditam que tudo o que está escrito nas páginas da Bíblia foi ditado diretamente por Deus e que, por isso, tudo o que nelas está escrito é sagrado, verdadeiro e deve ser obrigatoriamente obedecido para sempre.
A Bíblia, o livro mais vendido no mundo em todos os tempos, é, na verdade, um conjunto de mais de setenta livros, que compõem o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento surgiu da tradição oral dos hebreus. Após muitos séculos — supõe-se que o trabalho de compilação tenha se iniciado no século X a.C. — e um acidentado percurso, os textos foram fixados e reunidos em um só volume. Essa reunião se deu no início da nossa era, a chamada era Cristã. Por meio do Antigo Testamento, considerado uma das mais importantes fontes históricas dos hebreus, podemos conhecer não só as origens e as características da primeira religião monoteísta da Antiguidade, mas também a forma pela qual esse povo se organizou em sociedade. No texto a seguir, um trecho de Êxodo, livro atribuído a Moises, no qual se estabeleceram regras para as práticas religiosas, a moral, a justiça e a organização familiar dos hebreus.
.
Honra teu pai e tua mãe, a fim de que vivas longamente sobre a terra que Deus te dará. (...)
Levanta-te diante daqueles que têm os cabelos brancos e honra a pessoa do ancião. (...)
Não prejudicarás a viúva nem o órfão. (...)
Se um estrangeiro habitar em vosso meio, não lhe façais nenhuma exprobração e amai-o como a vós mesmos, pois vós também fostes estrangeiros no Egito. (...)
Quando vires o boi ou a ovelha de teu irmão extraviados, não passes além, e reconduza-os a teu irmão. (...)
Se comprares um escravo hebreu, ele te servirá durante seis anos; no sétimo ano, será livre e poderá partir sem nada lhe dar. Se tiver mulher, ela partirá com ele. (...)
Se um homem der um soco no olho do escravo ou da sua serva, e, em conseqüência, eles perderem esse órgão, serão alforriados como compensação. (...)
Não se punirá o homicida antes de ouvidas as testemunhas. Ninguém será condenado pelo testemunho de um só. Aquele que ferir seu pai ou sua mãe será punido de morte. (...)
Aquele que ferir um de seus concidadãos será tratado como o tratou: receberá fratura por fratura e perderá olho por olho, dente por dente.
.
Como se pode observar, alguns dos ensinamentos contidos nos textos bíblicos ainda são seguidos na atualidade, inclusive por juristas ao tratarem de demandas e julgamentos nos tribunais, enquanto que outros, pelo excesso na rigidez, perderam há muito tempo o caráter dos parâmetros de coerência e de justiça. Na literatura ocidental, a Bíblia, por representar a eterna luta do bem contra o mal, divide com A Poética, de Aristóteles, o título de livro que mais tem inspirado os escritores.

Um comentário:

titia taís disse...

Bom dia, peguei seu texto, ok?! vou fazer referências direitinho e pôr o seu nome. Eu administro um blog de um grupo d jovens do qual eu participo, e achei essa postagem sobre a Blíblia MUITO interessante.
Qualquer eventualidade, entre em contato.
Obrigada,
Att
Taís Mendes