"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 3 de julho de 2010

Produção textual: coesão e coerência

A coesão colabora com a coerência, porque os conectivos ajudam a dar o sentido à união de duas ou mais ideias: alternância, conclusão, oposição, concessão, adição, explicação, causa, consequência, temporalidade, finalidade, comparação, conformidade, condição.

.

As ideias numa dissertação precisam se completar, a geral se apoia na particular, a particular sustenta a geral.

Na narração, se uma personagem for negra no começo, será assim até o fim, só Michel Jackson trocou de cor. A menos que a mudança da coloração seja significativa.

Veja um exemplo de incoerência na dissertação: “O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido. Para distraí-lo, conta-lhe sobre seu prestígio profissional, conquistas amorosas e capacidade de sair-se bem das situações. Isso, com certeza, vai melhorar o estado de espírito do infeliz”.

Exemplo de incoerência em narração: “O quarto espelha as características de seu dono: um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais. Por toda a parte, havia sinais disso: raquetes de tênis, prancha de surf, equipamento de alpinismo, skate, um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare”.

DICAS IMPORTANTES

• Leia atentamente o que está sendo solicitado. Atualmente, as propostas se aproximam da realidade dos candidatos, constituindo-se roteiros confiáveis para a organização de ideias;

• Crie mentalmente um interlocutor. Procure convencer um ouvinte específico do seu ponto de vista;

• Planeje o texto sem utilizar fórmulas prontas. O fio condutor deve ser seu pensamento;

• Evite marcas de língua falada. Escrita e fala são modalidades diferentes do idioma. Evite gírias e termos excessivamente coloquiais;

• Confie em seu vocabulário. Todos nós guardamos palavras sem uso que podem transmitir com clareza o nosso pensamento. Procure encontrá-las;

• Seja natural. Evite o uso de palavras de efeito apenas para impressionar a banca;

• Acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são seu maior trunfo.

Nenhum comentário: