domingo, 25 de junho de 2017
O marketing no relacionamento pessoal
A presença do marketing em um relacionamento
pessoal: visão machista
Sexta-feira, um garotão de mais ou menos 18 anos começa a
confabular sobre as baladas do final de semana. Resolve telefonar para uns
amigos e decidem ir a um bar à noite.
A hora está chegando, 20 h. É hora de ele se arrumar:
veste uma camisa de MARCA, acessórios e, por fim, algumas gotas de um perfume:
MARKETING PESSOAL.
Às 21 h, todos se encontram em um bar da cidade e começam
a conversar: BRAINSTORMING.
Maurício (o garotão) percebe que uma menina começa a dar
mole para ele. Neste exato momento, ele corre um olhar da cabeça aos pés da
menina: AVALIAÇÃO DE PRODUTO. Olha ao redor para analisar outras possíveis
garotas que poderiam estar dando mole antes de tomar qualquer decisão:
COMPARAÇÃO ENTRE MARCAS.
Após a análise, Maurício tem certeza de que realmente
ela, a menina, é a única que está dando mole. Sendo assim, comenta com seus
amigos:
– Olha só aquela gata, não tira o olho de mim. Neste
exato momento, um dos seus amigos presentes diz:
– É a Ione, ela é super gente boa. Já estudei com ela no
colégio: PROPAGANDA.
– E ela está realmente uma gata, veja a sainha, o decote e
o batom: EMBALAGEM.
Maurício, com certo receio, pergunta aos amigos como deveria
ser sua abordagem perante a gata: POSICIONAMENTO DE COMUNICAÇÃO. Seus amigos recomendaram
que fosse devagar, com jeitinho, sem espantar: CONQUISTA DE CLIENTE.
Depois de muito pensar, decide ir até Ione. Já conversando
com ela, convida-a para um chope: TÉCNICA DE VENDA.
Durante o primeiro chope, o segundo, o terceiro etc., ele
inicia, como qualquer pessoa, perguntas a ela: O que gosta de fazer? O que faz?
Estuda? Trabalha? Onde mora? Que tipo de música escuta? PESQUISA DE MERCADO.
Depois de muito bate papo, consegue ficar com ela:
MERCHANDISING – DEGUSTAÇÃO NO PONTO DE VENDA.
Lá pelas 3 h da manhã, oferece para levá-la em casa:
ENTREGA EM DOMICÍLIO.
Evidentemente, já de posse do telefone dela e endereço:
BANCO DE DADOS.
Sábado, pela manhã, Maurício, que não é bobo nem nada,
vai até uma floricultura e compra rosas e bombons, solicitando que entreguem em
sua residência: PÓS-VENDA e PROMOÇÃO DE VENDAS – BRINDE.
Lá pelas 10 h, telefona para Ione e pergunta o que achou
dele, como foi a noite anterior e se gostou das rosas e dos bombons: PESQUISA
DE OPINIÃO VIA TELEMARKETING.
Conversa vai, conversa vem, e ela o convida para almoçar
em sua casa para conhecer seus pais. Já durante o almoço, o pai pergunta-lhe
quais as suas pretensões com Ione: MISSÃO.
Maurício responde que pretende namorar sério e não pensa
nada em curto prazo: VISÃO.
Maurício percebe que todos gostaram dele. E estavam
fazendo de tudo para deixá-lo à vontade, oferecendo várias coisas e fazendo
um verdadeiro baba-ovo do rapaz. Maurício sentia-se muito bem naquele
ambiente. Davam-lhe abertura para falar o que queria, apoiavam suas opiniões
etc.: ENDOMARKETING.
Já se despedindo, Maurício agradece e promete voltar
outras vezes: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE.
Despedindo-se de Ione, pergunta-lhe se quer namorá-lo. Ela
diz que sim: MARKETING DE RELACIONAMENTO.
Aproveitando o ensejo, convida-a para sair à noite: NOVOS
NEGÓCIOS.
Já na boate, Maurício percebe que outros garotões estão
de olho em Ione: ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES NO MERCADO.
Sendo assim, reúne seus amigos e começa a falar sobre o
assunto e pergunta-lhes sobre o que achavam da situação. Palpites, opiniões,
dicas, conselhos etc. Todos participavam em conjunto para solucionar um
problema comum: COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Após a conversa, ainda na boate, Maurício decide mudar de
postura em relação a Ione. Achava que estava babando muito ovo para ela.
Mudou o seu comportamento, ficou mais distante, mais frio: REPOSICIONAMENTO DE
MERCADO.
Não é que deu certo? Pelo menos aparentemente.
Semanas se passaram, e, certo dia, Maurício resolve fazer
uma surpresa para Ione, pegando-a na escola sem avisá-la. Chegando lá, vem a
surpresa negativa; ela estava grudada em outro garotão, que por coincidência
estava naquele dia na boate: INFIDELIDADE DO CONSUMIDOR.
Muito “P” da vida, Maurício telefona para seus amigos e
desabafa, reclama, chora etc.: CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. Diz aos
amigos que ele não é feio, enche-a de presentes, está sempre ao lado dela
quando precisa, e que sempre a tratou muito bem: QUALIDADE TOTAL NO MIX DE
MARKETING.
Por fim, Maurício decide terminar o relacionamento. Por
mais que Ione se desculpasse, ele não voltou atrás: EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR.
TAVARES, Maurício. Comunicação
empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática.
3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
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