“Curriculum” é palavra latina cujo plural é “curricula”.
“Curriculum vitae” é o documento que, através de uma sucinta relação de informações, dá condições de se avaliar a qualificação de uma pessoa. É a exposição organizada dos atributos de um profissional. Visa gerar uma entrevista com quem tem poder de decisão a respeito da ocupação pretendida.
É fundamental que reflita com honestidade as qualidades e competências de quem o elaborou. Não deve conter informações enganosas ou que gerem dúvidas.
Deve ser sóbrio, evitando-se excesso de folhas coloridas e de variedades gráficas.
Sua redação espelhada na norma culta (português correto) é de suma importância.
Segundo estatísticas feitas, 80% dos currículos recebidos por uma empresa vão para o lixo, 15% vão para o banco de dados e 5% são utilizados para entrevista. Para estar entre os 5%, às vezes, é preciso ter um conteúdo diferente. O mais importante é enfatizar os valores pessoais, e em que a experiência acumulada colaborou para o seu crescimento profissional. Não basta dizer o nome da empresa ou órgão público e o cargo e funções exercidas, mas também os resultados obtidos. Cursos que aparentemente não interessam ao setor de recrutamento e seleção podem gerar um importante diferencial de currículo.
É mais importante falar de si próprio do que das empresas ou instituições públicas nas quais trabalhou.
Também é válido relacionar duas ou três pessoas que possam servir como referência sobre o seu desempenho profissional. Uma recomendação, por escrito, ou até mesmo verbal, feita por alguém que se relacione com pessoas que tenham poder de decisão pode ser o canal pelo menos para a oportunidade da entrevista. Por incrível que pareça, o folclórico “QI” (quem indica) ainda abre portas. No caso de recém-formados, um professor seria o mais indicado.
Quem lê-lo deve sentir vontade de conhecer a pessoa que o enviou.
A linguagem deve ser concisa, restringindo-se a dados objetivos, não devendo, em princípio, exceder a três páginas.
Deve-se evitar a abreviação de nomes de entidades, escolas, empresas e órgãos públicos.
Não há necessidade de juntar comprovantes; estes poderão, se for o caso, ser exigidos posteriormente.
Conterá: logo no alto e à esquerda da página, os dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento, telefone etc.); a escolaridade, logo após, seguida de cursos de idiomas, informática e outros; a seguir, as experiências profissionais, que serão escritas em ordem cronológica decrescente, ou seja, do mais recente para o primeiro emprego, incluindo o tempo de duração de cada um, com a descrição dos cargos ocupados e funções desempenhadas e, finalmente, as referências pessoais e o salário pretendido (caso tenha sido requisitado).
Orientações uteis:
· Escrever a data de nascimento, e não a idade, pois se o currículo ficar arquivado em um banco de dados, esse item ficará desatualizado.
· Evitar muitas cores e efeitos gráficos, pois tornam a leitura e a interpretação difíceis e cansativas.
· Evitar ultrapassar três páginas. Os profissionais de recursos humanos raramente lêem além disso. Não se esquecer de grampeá-las.
· Não colocar o número de RG da cédula de identidade nem o número do CPF.
· Não incluir nomes de estabelecimentos de ensino de primeiro grau (ensino fundamental) e segundo grau (ensino médio), a não ser que se trate de escola técnica, de escola de formação de professores de educação infantil e de 1ª a 4ª séries de ensino fundamental (magistério), colégio militar, escola militar ou curso feito no exterior.
· Explicar, se for o caso, no que os cursos realizados contribuíram efetivamente para seu crescimento profissional.
· Descrever o tipo de atividade que realizou em empresas, no serviço público, como empresário, ou como profissional autônomo.
· Explicar, sucintamente, a importância de cada empresa, órgão ou estabelecimento pelo qual passou.
· Se prestou o serviço militar, mencionar onde ocorreu, bem como a categoria de reservista.
· Incluir qualquer estudo e estada no exterior. Experiência internacional é sempre valorizada.
· Ser claro ao indicar o nível de conhecimento de línguas.
· Registrar o período de permanência em cada emprego, cargo, função ou atividade autônoma.
· Excluir as permanências de curta duração.
· Poupar espaço evitando mencionar experiências pouco relevantes.
· Mencionar viagens profissionais, assim como seus objetivos.
· Anexar fotografia só se for pedida.
· Enviar uma breve carta pessoal de apresentação junto ao currículo, citando onde foi encontrado o anúncio da oferta e o cargo pretendido.
· O envelope deve ser preenchido e endereçado à pessoa que irá receber o material. Se não souber o nome, deverá ser endereçado ao departamento / setor de recursos ou de talentos humanos da empresa, ou ainda à agência recrutadora, se for o caso.
ROTEIRO
“CURRICULUM VITAE”
IDENTIFICAÇÃO
Nome –
Nacionalidade –
Naturalidade –
Estado civil –
Residência –
Telefone –
Fax –
E-mail –
ESCOLARIDADE
1º e 2º graus – (se for o caso)
3º grau –
Pós-graduação –
Outros cursos –
Idiomas –
Informática –
ATIVIDADES PROFISSIONIAS
Cargos e funções exercidas –
Estágios –
Bolsas –
Cursos ministrados –
Aprovação em concursos públicos –
Participação em congressos, simpósios, conferências etc. –
Trabalhos publicados –
Serviço militar –
REFERÊNCIAS
Pessoais –
Profissionais –
Comerciais –
Bancárias –
LOCAL E DATA
ASSINATURA
MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO
São Paulo/SP, 20 de fevereiro de 2012.
Corretora Santa Fé Ltda.
Prezados(as) Senhores(as):
Conforme anúncio publicado no jornal Folha de São Paulo, de 19 de fevereiro, venho, por meio desta, candidatar-me à vaga de auxiliar de contabilidade.
Anexo meu currículo para apreciação.
Atenciosamente.
__________
FONTE:
Adaptado do livro
HERDADE, Márcio Mendes. Novo manual de redação: básica, concursos, vestibulares, técnica / Márcio Mendes Herdade / 2ª Edição, 1ª reimpressão - Campinas/SP: Pontes Editores, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário