"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Alguns comentários sobre o texto empresarial

A linguagem no texto empresarial moderno
As organizações devem modernizar seu estilo e sua linguagem para não perderem a competitividade, pois desde o final dos anos 70, como resultado de um contexto econômico, a disputa por uma fatia do mercado mundial se tornou muito mais competitiva.
Quanto à pertinência dessas ações visando à modernidade, uma análise criteriosa indica que as mesmas vieram para ficar, sendo que nos dias atuais tem sido verificada a necessidade de investir na direção da qualidade e da fidelização dos clientes, e, portanto, sendo importante discriminar os procedimentos e padrões utilizados no dia a dia, especificando-os em linguagem clara e sem duplicidade de sentido, de forma a minimizar o retrabalho e acelerar o intervalo de tempo entre os fatos e as ações.
O objetivo de modernizar o estilo e a linguagem do texto empresarial é evitar que os textos venham a causar prejuízos para as empresas, pois sabemos que a circulação de um texto mal escrito pode causar, entre outras agravantes: a desmotivação para a leitura, a ineficiência para novos negócios, conflitos internos constantes, privilégio para a troca oral de informações, falta de credibilidades, o retrabalho.
Em se tratando do princípio fundamental do texto empresarial, pode-se inferir que o interesse das empresas seja o de gerar uma resposta objetiva àquilo que é transmitido, i.e., propiciar uma ação. O texto é sempre redigido para um cliente visando uma resposta, sendo considerado eficaz se o cliente der a resposta que se espera.
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GOLD, Mirian. Redação empresarial – escrevendo com sucesso na era da globalização. São Paulo, Makron Books, 2002.
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