"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Operadores argumentativos no texto

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Aula com o Profº Ernani Terra
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Numa lista dos bons professores de língua portuguesa que atuam no Brasil, certamente o nome do professor Ernani Terra há de constar entre os melhores.
Possuidor de uma excelente postura magisterial, o prof. Ernani procura destacar a necessidade do ensino da linguagem através da prática discursiva, da interação, dos textos, e a partir dos textos, adentrar na questão dos gêneros.
É incoerente um ensino de língua portuguesa que seja estruturado a partir de frases isoladas, pois o que espera é que haja um envolvimento com os gêneros que circulam socialmente. Não é concebível que os docentes insistam em trabalhar somente com os gêneros literários, mas que também procurem explorar os diversos gêneros existentes no dia-a-dia dos falantes. Desta forma, apregoa-se que o ensino da língua adote as várias pedagogias possíveis: a pedagogia do oral, a da escrita, a da leitura, e por fim, complementa, a pedagogia lexico-gramatical.
Ao sugerir que os professores de português devam aprofundar na prática da interpretação de textos para o pleno desenvolvimento da aprendizagem, Ernani Terra nos cita Isabel Solé, uma escritora que é pedagoga e trabalha com leitura nas séries iniciais em Barcelona, na Espanha. Isabel Solé, em sua obra, nos diz que “o texto é um iceberg”, o que implica dizer que o que está escrito no texto é apenas uma pequena parte daquilo que realmente acontece, isto porque num iceberg apenas uma pequena parte fica exposto na superfície, o restante fica submerso. Assim funciona com os textos, e cabe ao leitor decifrar o que não está explícito.
Como exemplo da construção de sentido do texto, observa-se uma matéria publicada na grande mídia  sobre a industrialização de produtos alimentícios em que são apresentadas duas notícias:
§   32% dos produtos omitem informações sobre gordura trans.
§   Pesquisa feita pelo Idec com 370 alimentos industrializados mostra que 62% cumprem a lei, em vigor há dois anos.
è O advérbio é um operador argumentativo que leva o leitor a construir o sentido do texto.
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Em outro exemplo de orientação argumentativa, desta vez, sobre o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, dizia que:
49% dos brasileiros apoiam o Dunga
è Quase a metade dos brasileiros apoiam o técnico.
è Menos da metade dos brasileiros apoiam o técnico.
Vejam como os operadores argumentativos fazem toda a diferenção na hora da interpretação.
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Mais exemplos de operadores:
§   Corinthians empata com o Grêmio Prudente pelo Brasileirão.
§   Fernandão pega apenas dois jogos de suspensão.
§   Nem executivo cuida direito da próstata.
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Veja também, quanto à organização do período:
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§  Foi em legítima defesa, mas Pedro matou.
§  Pedro matou, mas foi em legítima defesa.
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è Não se tratam de frases iguais. Num julgamento, a promotoria usaria a primeira, enquanto que a defensoria usaria a segunda.
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