"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 7 de dezembro de 2008

10 erros observados com maior freqüência

Confira alguns do 10 erros observados com maior freqüência
Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja esta lista com dez dos erros mais comuns do idioma e use esta relação como um roteiro para fugir deles.

1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal [com a letra ele] é antônimo de bem, e mau [com a letra u], de bom.
Ex.: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.
Se o Lobo-mau não fosse malvado, seria um lobo bom.
Se ela está sentindo dores indesejáveis pelo corpo, é porque não está bem, está passando mal.


2 - Vai assistir o jogo hoje. Assistir, quando se refere ao verbo “presenciar” exige a preposição a. Neste caso, observa-se a junção da preposição mais artigo, e se o artigo for feminino, tem-se o acento indicador de crase.
Ex.: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão.
Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes
.

3 - Atraso implicará em punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor.
Ex.: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade.

4 - O peixe tem muito "espinho". Os peixes, por terem a ossatura das vértebras muito diminutas e pontiagudas, costumam-se dizer que têm espinhas, e não espinhos conforme insistem alguns.
Veja outras confusões desse tipo: O "fuzil" (fusível) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (círculo) vicioso, "cabeçário" (cabeçalho).

5 - Ele foi um dos que "chegou" antes. A expressão "Um dos que" faz a concordância com o verbo no plural.
Ex.: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitória.

6 - Chegou a duas horas e partirá daqui cinco minutos. Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz).
Ex.: Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distância) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu há (faz) pouco menos de dez dias.

7 - A moça estava ali muito tempo. O verbo "haver" concorda com o verbo "estava".
Ex.: A moça estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) três meses. (O havia se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.)

8 - A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre.
Ex.: Zero grau, zero-quilômetro, zero hora.

9 - A tese "onde"... Onde só pode ser usado para lugar.
Ex.: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianças brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idéia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que...

10 - O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, não foi notado. Desapercebido significa desprevenido.

Nenhum comentário: