"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 8 de maio de 2011

Versos gramaticais

Vírgula
Se a vírgula é uma pausa,
que vantagem nos causa?

Ponto-e-vírgula
Aquele ponto-e-vírgula
(mesmo se dando desconto)
foi pausa tão demorada
Que, após a página virada,
Nem foi vírgula
Nem foi ponto.

Ponto
Pelo menos
num ponto
nós concordamos:
no ponto final.

Dois-pontos
Teus seios, vou defini-los:
Dois pontos.

Interrogação
Nosso amor tão reticente,
tão cheio de exclamação,
morreu e deixou na gente
aquela interrogação.

Exclamação
Foi ante tua expressão
de surpresa ou de revolta
que alguém que estava à volta
de repente exclama: ação!

Reticência
Em nosso amor, certa vez,
um erro de Português
me levou à repetência.
O meu erro foi fatal.
Em vez de ponto final
Eu coloquei reticência...

Aspas
Duplas vírgulas hasteadas
em frases de outro autor,
que você não vê usada
nas minhas frases de amor.

Parênteses
Os parênteses
Interrompem.
Os parentes rompem.

Travessão
Sem diálogo ou interlocução;
não deu bolas pro travessão.

Ronaldo Cunha Lima. Versos gramaticais. In HERDADE, Márcio Mendes. Novo manual de redação: básica, concursos, vestibulares, técnica. 2ed. Campinas: Pontes Editores, 2007.
.
.
.
.

Nenhum comentário: