ZABALA, Antoni.
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Nesta obra, ao tratar da questão da prática docente, o autor argumenta sobre a necessidade de aprimoramento e vigilância constante na postura do professor, sua prática e da organização de sua sequência didática, bem como as demais variáveis metodológicas.
Apresentando referenciais que permitem profunda reflexão e proporcionando parâmetros para as decisões a serem tomadas, o livro se ocupa dos problemas que a prática gera, considerando que os docentes são profissionais que devem diagnosticar o contexto de trabalho, tomar decisões, atuar e avaliar a pertinência das atuações, a fim de reconduzi-las no sentido adequado.
Quanto à função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem, Zabala apresenta instrumentos de análise que levam o leitor a se debruçar sobre diversas indagações. A função social do ensino e o papel dos objetivos educacionais; os conteúdos e os processos de aprendizagem; o construtivismo e a aprendizagem dos conteúdos, conceitos e princípios.
As relações interativas em sala de aula, tratando do papel do professor e dos alunos, a organização da sala e dos conteúdos, a seleção dos materiais curriculares e outros recursos didáticos.
Também recebe lugar de destaque na obra, a questão da avaliação, que traz esclarecimentos sobre os tipos de avaliação, a necessidade de se avaliar, quem são os sujeitos e os objetos da avaliação.
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