"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Quando surgiu a escrita?

Pesquisadores da China e dos Estados Unidos descobriram o que pode ser a evidência mais antiga de escrita do mundo: inscrições chinesas que datam de 9 mil anos atrás.
A descoberta recua em pelo menos 3 mil anos o aparecimento dos primeiros rudimentos da escrita, descobertos no Egito e na Mesopotâmia (atual Iraque), que datam do quarto milênio antes de Cristo. Também desafia a noção de que a escrita progrediu no mundo antigo porque tinha utilidade econômica — os caracteres descobertos parecem estar ligados a uma prática religiosa.
Os pesquisadores, contudo, são cautelosos: “Nós não interpretamos esses caracteres como sendo propriamente uma escrita — afirma um deles —, mas como parte integrante de um grande período de uso de sinais que acabou levando a um sistema escrito completo. Então, apesar de não questionarmos a primazia da Mesopotâmia na alfabetização da humanidade, sugerimos que a China, com um registro arqueológico de milênios, dá uma oportunidade única de observar os primeiros estágios evolutivos da escrita”.

(Adaptado de: Folha de S.Paulo, 18.4.2003. p. A14.)

Nenhum comentário: